Saúde

Dermatologista alerta para o perigo sobre unhas e cabelos fracos

Importantes para a autoestima de homens e mulheres, unhas e cabelos não dizem respeito apenas ao autocuidado ou à vaidade

Dermatologista alerta para o perigo sobre unhas e cabelos fracos

Importantes para a autoestima de homens e mulheres, unhas e cabelos não dizem respeito apenas ao autocuidado ou à vaidade. Aspectos deles podem comunicar que algo no organismo não vai bem. O médico dermatologista pela AMB (Associação Médica Brasileira) Rafael Soares aponta que patologias da tireoide classicamente acometem as unhas e os cabelos. Em paralelo, algumas doenças cardiopulmonares e renais também podem afetar a resistência de unhas e cabelos.

O melhor tratamento? A prevenção!

O dermatologista aponta que, por ser um cuidado que deve vir de dentro para fora, o segredo para unhas e cabelos saudáveis está, principalmente, na qualidade da alimentação ingerida. “Uma dieta inflamatória e pobre em nutrientes pode ser catalisadora de cabelos e unhas doentes e frágeis. Por isso, caso necessário, um bom nutrólogo ou nutricionista pode ajudar muito na construção de uma alimentação adequada e saudável”, diz.

Outro ponto ressaltado por ele é o acompanhamento frequente não apenas com um profissional da nutrição, mas também com um dermatologista de confiança, para evitar ou investigar possíveis doenças relacionadas. “Evitar traumas também é fundamental, seja aquecendo demais os fios ou abusando de químicas, no caso dos cabelos. Para as unhas, o cuidado é mantê-las curtas, caso tenha uma ocupação que impeça evitar traumas”, orienta. Confira os principais mitos e verdades elucidados pelo dermatologista:

Mito

Casca de cavalo e bases fortificadoras têm efeito endurecedor e fortificante nas unhas?

Essas bases costumam ter formol ou formaldeído, componentes que dão a impressão de endurecer as unhas, mas as desidratam. Unhas desidratadas são frágeis e quebradiças, além de ficarem esbranquiçadas.

Verdade

Tirar as cutículas faz mal às unhas?

As cutículas são um tipo diferenciado de pele que tem como função proteger a transição entre pele e unhas. Removê-las gera uma área de risco para entrada de microrganismos, e, por isso, aumenta risco de infecção em volta das unhas, conhecida como perionique ou perionixe.

Parcialmente

Existem alimentos que aumentam a saúde de unhas e cabelos e os tornam mais “fortes”?

Existem alimentos que podem ajudar nesse quesito, mas nada que seja de grande impacto. Alimentos ricos em silício, como maçã, repolho, cereais, sementes oleaginosas e peixes, podem ajudar na força e na resistência dos cabelos e das unhas. Os abundantes em aminoácidos da queratina ajudam no mesmo propósito, e são semelhantes aos anteriores, mas se somam os derivados de leite.

Controverso

Lavar os cabelos à noite propicia a proliferação de fungo e bactérias no couro cabeludo?

É fato que dormir com cabelo úmido e não higienizado aumenta a proliferação de microrganismos, porém, não há clara definição se dormir com o cabelo úmido após lavagem adequada com xampu específico para cada pessoa também aumenta essa proliferação.

Verdade

Estresse atrapalha o crescimento dos fios?

Atrapalha, e muito! O estresse leva ao aumento de um hormônio que se chama cortisol, que, quando persistentemente em altos níveis, leva ao desenvolvimento de pelos em áreas pouco desejadas como face, costas e abdômen, enquanto promove queda dos cabelos do couro cabeludo e causa fragilidade nas unhas.