Cotidiano

Coripa é 1º a atuar de forma descentralizada

Consórcio atende Alto Paraíso, Terra Roxa, Altônia, São Jorge, Guaíra e Icaraíma

Guaíra – O Consórcio Intermunicipal para Proteção dos Remanescentes do Rio Paraná é o primeiro do Estado e o segundo do País a receber autorização para desenvolver de maneira descentralizada o licenciamento, o monitoramento e a fiscalização ambiental. O Coripa possui uma equipe técnica que será capacitada pelo IAP para exercer as atividades de gestão ambiental dos empreendimentos de impacto local em seis dos sete municípios da região Oeste que compõem o consórcio. 

Os certificados de homologação dos municípios e do consórcio foram entregues nesta semana, em São Jorge do Patrocínio, pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Ricardo Soavinsk, pelo presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, e pelo secretário executivo do Conselho Estadual de Meio Ambiente, João Batista Campos. O evento também comemorou os 21 anos de existência do Coripa.

A equipe do consórcio atenderá as demandas de licenciamento dos municípios de Alto Paraíso, Terra Roxa, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Guaíra e Icaraíma, dando suporte técnico para análises e vistorias. Cada licença emitida de acordo com a Resolução nº 188/2013 será assinada pelo secretário responsável de cada município.