Esportes

Corinthians diz não ter informação da Odebrecht sobre risco de desabamento no Itaquerão

Em resposta à notícia de que um vazamento de 10 milhões de litros de água expõe parte do terreno do Itaquerão a risco de deslizamento, o Corinthians informou, por intermédio de nota oficial, que o clube está em contato com a construtora Odebrecht para verificar a extensão do problema. E destacou ainda que a obra passa por uma auditoria. A nota não fala em possibilidade de interdição do estádio, onde já ocorreram casos de queda de parte do teto da área vip e placas de mármore se soltando em outros setores.

“Uma equipe de manutenção trabalha diariamente e verifica minuciosamente as condições para que os torcedores estejam em completa segurança no estádio e, até o momento, não há informação vinda da Odebrecht para qualquer risco de deslizamento”, informa a nota oficial do Corinthians.

Itaquerão_0111

Segundo reportagem do jornalista Juca Kfouri, colunista da Rádio CBN e da “Folha de S. Paulo”, há risco de deslizamento de terra, que poderia soterrar a Avenida Radial Leste, que fica próxima ao estádio. Isso porque um dos quiosques do Itaquerão apresenta um vazamento que estaria minando o terreno. Em entrevista ao site Uol, o presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, eximiu o clube de responsabilidade, atribuída exclusivamente à Odebrecht.

– Estamos preocupados, porque isso gera riscos para as pessoas e prezamos pela segurança de todos. Mas quem precisa ver isso e testar são os engenheiros. Eles já foram acionados e precisam dar a garantia de que está tudo resolvido – disse. – A construtora que precisa ver isso. Foi para isso que o Corinthians contratou uma construtora. Para fazer o estádio. Estamos cientes e esperando uma posição deles – completou.

A ÍNTEGRA DA NOTA DO CORINTHIANS

“Desde as primeiras horas do dia, a Arena Corinthians e o Sport Club Corinthians Paulista estão em contato com a Odebrecht, responsável pela obra do estádio, para verificar as informações veiculadas em matéria publicada nesta terça-feira (01/11) na Folha de S. Paulo.

Uma equipe de manutenção trabalha diariamente e verifica minuciosamente as condições para que os torcedores estejam em completa segurança no estádio e, até o momento, não há informação vinda da Odebrecht para qualquer risco de deslizamento. A Arena e o clube reforçam, ainda, que toda a construção do estádio está passando por uma auditoria externa, como é de conhecimento público.

A Arena Corinthians e o Sport Club Corinthians Paulista esclarecem também que foram procurados pela Folha de S. Paulo apenas para responder sobre o funcionamento do estacionamento do setor Leste e não foram questionados previamente sobre os outros pontos abordados na matéria. Se fossem, teriam esclarecido as informações ao jornal; como farão, junto com a Odebrecht, nas próximas horas.”.

ACERVO O GLOBO: Dez problemas nas obras das arenas no Brasil

O Itaquerão foi inaugurado em junho de 2014. O estádio sediou seis partidas da Copa daquele ano, sendo a principal delas o da abertura, quando o Brasil ganhou da Croácia por 3 a 1. Outro jogo importante foi o da semifinal em que a Argentina ganhou da Holanda nos pênaltis, após empate em 0 a 0.