Esportes

Copa do Brasil 2022 define regulamento e calendário

Copa do Brasil 2022 define  regulamento e calendário

São Paulo – A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou segunda-feira (27) o regulamento e o calendário da Copa do Brasil de 2022. A entidade reservou os dias 23 e 24 de fevereiro para início da competição. A partida de volta da final será em 19 de outubro. O campeão se garante na edição de 2023 da Libertadores.

Os confrontos das duas fases iniciais serão disputados em jogo único. Na primeira, que reunirá 80 clubes, o time pior colocado no ranking da CBF será o anfitrião, enquanto a equipe mais bem posicionada terá a vantagem do empate. Na segunda, os desempates serão nos pênaltis. A partir da terceira fase, os duelos terão partidas de ida e volta, também com decisão por penalidades em caso de igualdade no placar agregado.

Doze clubes serão somados aos 20 que alcançarem a terceira fase: os nove representantes do país na Libertadores deste ano (Atlético-MG, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Corinthians, Red Bull Bragantino, Fluminense, América-MG e Athletico-PR), os campeões das Copas Verde (Remo) e do Nordeste (Bahia) e o vencedor da última Série B (Botafogo).

Os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal estarão presentes, com as vagas distribuídas conforme a posição no ranking da CBF. As federações de São Paulo e Rio de Janeiro, que encabeçam a lista, terão cinco representantes cada. Os clubes têm até 4 de janeiro para confirmarem participação no torneio.

A Copa do Brasil é realizada desde 1989 e tem o Cruzeiro como maior vencedor, com seis títulos. O Atlético-MG é o atual campeão, com vitória sobre o Athletico-PR na final de 2021. Os valores de premiação da próxima edição do torneio ainda não foram divulgados.

Datas da Copa do Brasil

Primeira fase

23/02, 24/02, 02/03 e 03/03

 

Segunda fase

09/03, 10/03, 16/03 e 17/03

 

Terceira fase

20/04 e 21/04; 11/05 e 12/05

 

Oitavas de final

22/06, 23/06, 13/07 e 14/07

 

Quartas de final

27/07, 28/07 e 17/08 e 18/08

 

Semifinais

24/08 e 14/09

 

Final

12/10 e 19/10

 

+++ Leia mais: +++

 

Cascavel Futsal anuncia Natan Minatti para temporada 2022

Cascavel – Ele tem só 18 anos e fará a estreia em um time profissional, mas chega com muita expectativa. Apontado como uma das grandes promessas do futsal da região, Minatti é o quinto reforço da Serpente Tricolor.

Nascido em Cascavel, Natan Minatti já passou por equipes das categorias de base da cidade. No ano passado, disputou o campeonato paranaense sub-20 pela Copagril, de Marechal Cândido Rondon, e neste ano esteve na equipe do Foz Futsal.

Conhecido pela velocidade e habilidade, o jovem ala será importante para ajudar o elenco do Cascavel Futsal em um ano com calendário cheio de competições.

 

 

++++

 

Serpente Aurinegra passa integrar a Associação Nacional dos Clubes

 

Cascavel – O Futebol Clube Cascavel segue fazendo história. A Serpente Aurinegra acaba de ser o primeiro clube a estar na Série D e ser convidado a participar do seleto grupo de times que pertencem à Associação Nacional dos Clubes. Com 28 equipes, principalmente das Séries A e B, a ANClubes existe desde 2019 e foi criada para fortalecer os interesses dos clubes e aproximar as relações entre eles e da entidade com a CBF.

Para o presidente, Valdinei Silva, a atuação do Cascavel na mediação da aprovação da lei da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) foi fundamental para que outros clubes olhassem para o time com ainda mais respeito e reconhecessem o trabalho realizado aqui. Além do Cascavel, fazem parte da Associação Nacional dos Clubes equipes como: América-MG, Athletico, Avaí, Chapecoense, Coritiba, Cruzeiro, Juventude, Cuiabá, Náutico, Vitória, entre outras.

 

Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia ganha cara nova em 2022

 

Rio de Janeiro – Em 2022, o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia terá um novo formato, elaborado pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) com foco em renovação, emoção, performance e sustentabilidade. A premiação total ultrapassa os 6 milhões de reais, um valor 22% superior ao da temporada 2020/2021. O Circuito Brasileiro passa a ser dividido em duas competições por etapa.

O Aberto reúne as duplas entre o 8º e o 14º lugar no ranking, além de dois convidados e oito parcerias classificadas pelo qualifying. As partidas acontecem de quarta-feira a sexta-feira. Já o Top 8 será disputado de sexta-feira a domingo pelas sete duplas mais bem ranqueadas, além de um convidado especial: o campeão do Aberto anterior, que ganha o wild card como bônus pela performance. A dupla vencedora de cada etapa Top 8 e seu técnico também terão um benefício além da premiação em dinheiro, e recebem da CBV o custeio de passagem, hospedagem, transporte e alimentação para disputar uma etapa do Circuito Mundial.

Esse sistema permite jogos mais nivelados, já que no modelo atual, de competição única com 24 times no torneio principal, os confrontos eram definidos pela colocação no ranking: o mais bem ranqueado enfrentava o time de colocação mais baixa e assim por diante.

 

 

Darlan Romani confirma disputa os Mundiais Indoor e Outdoor de 2022

 

O catarinense Darlan Romani (Pinheiros-SP), recordista sul-americano do arremesso do peso, confirmou que disputará o Mundial Indoor de Belgrado, de 18 a 20 de março, na Sérvia, e o Mundial de Oregon, ao ar livre, de 15 a 24 de julho, em Eugene, nos Estados Unidos. Quarto colocado nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, em 2021, e no Mundial de Doha, no Catar, em 2019, Darlan fará dois picos de treinamento nesta temporada.

Para isso, contará com a ajuda presencial do especialista cubano Justo Navarro, que tem volta marcada para o Brasil no dia 1º de janeiro, depois de mais de ano em Cuba, retido por causa da pandemia global da Covid-19.

Ganhador do Prêmio Atleta de Valor 2021, da instituição Sou do Esporte, na categoria olímpica, o catarinense da cidade de Concórdia tem uma carreira vitoriosa. É campeão brasileiro, sul-americano, dos Jogos Pan-Americanos, do Mundial Militar e da Copa Continental da World Athletics, quando representou a seleção das Américas.