Esportes

Comitê ainda não tem prazo para que piscina do Maria Lenk volte a ficar azul

RIO – Após prometer que solucionaria o caso da coloração esverdeada da água do Centro Aquático Maria Lenk até esta sexta-feira, o Comitê Rio-2016 desistiu de estipular prazos. A organização trabalha, no entanto, para que a questão esteja equacionada até domingo, data de início das competições de nado sincronizado. Após atletas da equipe australiana de polo aquático reclamarem, nesta quinta-feira, de ardência nos olhos – mais compostos químicos foram colocados na piscina para que ela voltasse a ficar azul –, o Comitê preferiu cancelar os treinos de nado sincronizado desta manhã na tentativa de normalizar a situação.

Durante a semana, análises rotineiras constataram uma mudança do nível de alcalinidade da água, o que explicaria a situação. O esvaziamento completo das piscinas do complexo levaria até oito dias e, por isso, soluções químicas foram tentadas. Como o problema não foi resolvido com a rapidez desejada, uma equipe externa de especialistas foi convocada. As competições de saltos ornamentais e polo aquático continuaram acontecendo, e o Comitê assegura que não há risco algum para a saúde dos atletas.

– Aprendemos que química não é uma ciência exata. Com isso (fechamento para os treinos nesta manhã), a gente pretende acelerar a limpeza da piscina. Ela já está com um aspecto bem mais transparente do que estava ontem. A chuva não ajuda, mas também não atrapalha tanto. As equipes que estão cuidando da piscina reiteram que tudo está sendo feito, e a gente espera que a piscina fique limpa o mais rápido possível – afirmou o diretor de Comunicação do Comitê Rio-2016, Mário Andrada. – Se a gente deu o prazo (para a resolução) e não cumpriu, a gente aprende também essa lição e não dá um novo prazo.

A programação prevê que a piscina do Maria Lenk volte a abrir para treinamentos na tarde desta sexta-feira.

– Desde o primeiro minuto, a gente explicou que houve problemas na manutenção. Já fizemos a constatação que houve um erro. O foco é sempre ter certeza de que os atletas não são afetados, principalmente na saúde. As novas equipes de manutenção estão trabalhando – disse Andrada.