Esportes

Coluna: Conexão Esporte

Coluna: Conexão Esporte

A Força das Redes

Da última sexta-feira até ontem, as redes sociais foram invadidas pela comunidade esportiva pelas mais diversas causas. Vou falar sobre duas delas que, a meu ver, foram as mais relevantes.

Vamos começar pelo basquete. Não há dúvida de que a NBB, equivalente à NBA no Brasil, tem um dos melhores trabalhos de marketing e comunicação entre os esportes nacionais. Na quinta-feira, a Liga reuniu mais de 80 geradores de conteúdos sobre basquete no Twitter e organizou um tuitaço em prol do LFB, a versão feminina do Brasileiro de Basquete.

O movimento também foi ampliado por clubes, atletas, gente da imprensa. O objetivo era ampliar a visibilidade do basquete feminino. O resultado: um crescimento de mais de 150% no número de seguidores em todas as redes. Um belo exemplo!

Outro movimento, mais recente, e que começou ontem com a união de atletas de todas as modalidades em prol do retorno aos treinamentos, às competições e, consequentemente, a salários e patrocínios para colocar o feijão na mesa.

O “Medalhaço” consiste em cada atleta fazer uma postagem mostrando as medalhas conquistadas com a #oesportetempressa e marcando deputados, senadores e o presidente da República para que acelerem as análises e as votações da PL 2824/2020 que trata de ações emergenciais destinadas ao esporte e a atletas em tempos de pandemia.

A primeira avalanche de publicações aconteceu na noite de ontem. Logo, ainda não é possível medir eventuais resultados.

De qualquer maneira, o esporte tem pressa.

Vaquinha

Por falar em basquete, o garoto Wallace, morador da Cohab V, em Carapicuíba, conseguiu uma bolsa 100% na Lake Land College (Chicago), mas precisa de ajuda para bancar a viagem e um período de quarentena de 15 dias no Panamá antes de entrar nos EUA. Tá rolando Vakinha. Vamos ajudar? 

Eleição no vôlei

A Federação Paranaense de Voleibol convocou uma eleição para formar três comissões estaduais de atletas (vôlei de quadra, vôlei de praia e vôlei paralímpico) para compor a Assembleia Geral Eleitoral da CBV até 30 de julho. Estarão aptos aos votos atletas maiores de 16 anos com registros na CBV ou CBVP com no mínimo um ano de antecedência à eleição da Entidade/Comissão Estadual.

Jesus no Benfica

O Benfica tem em Jorge Jesus sua opção número 1 para substituir Bruno Lage no comando técnico da equipe. De acordo com o jornal “A Bola”, o clube português enviou ao Brasil o agente Bruno Macedo, pessoa próxima a Jesus e que terá a missão de convencer o treinador a deixar ao Flamengo. Na semana passada, o time da vez para contratar Jesus era o Barcelona.

Não para

A diretoria do Flamengo não consegue ver uma vergonha que quer passar. Se não bastassem os episódios Ninho do Urubu, no último domingo falhou feio o sistema de transmissão via MyCujoo, pay-per-view, e o jogo foi liberado no YouTube. Uma nota do clube sugeriu que o torcedor que pagou não peça o reembolso, uma vez que o valor será abatido do que o clube receberá pelo jogo.

Sem treino

A Secretaria de Saúde do Paraná inseriu, oficialmente, o litoral do Estado no plano de quarentena dos próximos dias. Com isso, dos oito times classificados no Paranaense, apenas Operário, Coritiba, Paraná e Athletico podem, oficialmente, realizar seus treinamentos em áreas não atingidas pelo decreto e com autorização das autoridades municipais.