Esportes

Ciclismo fica em segundo no Giro Hernandarias, no Paraguai

Ciclismo fica em segundo no Giro Hernandarias, no Paraguai

O ciclismo cascavelense começou o ano com bons resultados, inclusive internacional. A equipe Z6 Cycling Team, formada pelos atletas Jaisson Bresolin, Gustavo Masurek, Gustavo Wichosky e JP Nogata, conquistou o segundo lugar geral na disputa do Giro Hernandarias, no Paraguai, comandados pela técnica Daniela Lionço, responsável por um projeto desenvolvido em Cascavel com objetivo de qualificar o potencial de jovens de 14 a 17 anos, das categorias Juvenil e Júnior. “Foi a nossa primeira prova como equipe. São atletas escolhidos a dedo. Formamos nossa equipe oferecendo apoio, acompanhamento na alimentação e treinos específicos, com toda estrutura para lutar por melhores resultados para que esses talentos não se percam no meio do caminho. Todos têm potencial para representar nossa cidade em pan-americanos, ou nas disputas de mundial”, ressalta Daniela.

Mais de 240 ciclistas disputaram a competição no país vizinho. “Foram três etapas de speed bastante intensas. Estamos sempre atentos à individualidade dos atletas e isso permite treinamento mais eficaz. Pode parecer que o ciclismo é uma modalidade individual, mas é somatória do trabalho em equipe. Nossos quatro atletas trabalharam em prol de um e esse primeiro giro já demonstrou que traremos bons resultados para Cascavel, Paraná e Brasil. Vamos conseguir colocar no mínimo dois atletas cascavelenses no pan-americano”.

 

Um time

Entre os bons resultados estão o do campeão brasileiro de estrada Jaison Bresolin, 16 anos, que voltou do Giro Hernandarias com o quarto lugar geral na primeira etapa, primeiro geral na segunda e terceiro geral na etapa de encerramento.

O também experiente JP Nogata, de 16 anos, disputou a primeira competição do ano de forma muito positiva. Na primeira prova de circuito, conquistou a 12ª posição e o 13º lugar geral. Na prova de cronômetro, garantiu o oitavo lugar geral. Finalizando, por pontuação, na 11ª colocação geral do Giro. “Nossa equipe estava muito bem entrosada e pensando sempre como um time. Tivemos todo apoio e suporte estratégicos, que permitiram constatarmos a força coletiva”, comenta Daniela.

 

Motivação de campeões: experiência, qualidade e coração

De depender de motivação, a equipe Z6 Cyling Team vai ter muito a comemorar. Daniela Lionço é destaque na modalidade e esteve presente em convocações da seleção brasileira por dez anos, inclusive uma medalha pan-americana. “Sempre quis mais. Comecei em Cascavel, fui a melhor do Paraná, do Brasil e acabei correndo fora do País. Fiz três temporadas na Itália, nos Estados Unidos, e foi a primeira vez que atuei como técnica”, conta. “Tive meu segundo filho há cinco meses e o retorno ao ciclismo está sendo mais demorado, então, por enquanto, estou do outro lado”.

Um dos treinadores é Joel Prado Junior, marido de Daniela. Ele coleciona mais de 20 títulos na modalidade, além de disputas em pan-americanos e mundiais.

Outra parceira dos meninos no time é a mãe de Daniela, Lorena Lionço, de 56 anos. Ela disputa a categoria feminino máster e, no Paraguai, ficou com a segunda colocação na primeira etapa, venceu a segunda e terminou em terceiro na terceira etapa garantindo o segundo lugar geral no Giro.

Segundo Daniela, o talento e a dedicação dos atletas se unem aos três pilares que fortalecem a equipe: “Conseguimos juntar a experiência do Joel Prado Junior, com qualidade da minha vivência nos treinamentos e minha mãe é o coração desse projeto. Unindo isso com o potencial dos meninos, vamos chegar muito longe”, projeta Daniela. “No momento, não temos estrutura para colocarmos muita gente na equipe e, por isso, vamos subindo degrau por degrau. Para essa competição, contamos com o apoio e o incentivo financeiro de alguns parceiros importantes, mas precisamos ainda mais porque queremos formar equipes maiores, estamos sempre observando outros ciclistas e trabalhando muito para engrandecer a modalidade da nossa cidade”.

 

Classificação no Giro Hernandarias

2º lugar geral: Equipe Z6

 

1ª etapa

4º lugar geral: Jaisson Bresolin

8º lugar geral: Gustavo Masurek

12º lugar geral: JP Nogata

17º lugar geral: Gustavo Wichosky

 

2ª etapa

1º geral: Jaisson Bresolin

11º geral: Gustavo Masurek

13º geral: JP Nogata

19º geral: Gustavo Wichosky

 

3ª etapa

3º geral: Jaisson Bresolin

7º geral: Gustavo Mazurek

8º geral: JP Nogata

17º geral: Gustavo Wishosky

Foto: Ciclismo William Nogata/Divulgação