Esportes

Cascavelenses treinam em Portugal por vagas nos Jogos Olímpicos

Competição será realizada de 19 a 23 de agosto em Milão, na Itália

Cascavel – Ainda com a marca das medalhas conquistadas nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 no peito, os canoístas da seleção brasileira desembarcaram nesta semana em Portugal para um período de treinamentos para o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que será realizado de 19 a 23 de agosto em Milão, na Itália, valendo vagas para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Os treinos em Portugal seguirão até o dia 16, às vésperas do Mundial. Fazem parte da delegação do Brasil na preparação especial os cascavelenses Alex Sandro Correa Pessoa, Ana Paula Vergutz, Roberto Maehler e Vagner Júnior Souta, mas apenas o primeiro já está convocado para competir em Milão.

Paratleta na categoria TA (mobilidade de tronco e braços) Alex Pessoa, 23, pratica o esporte há cerca de dois anos, é integrante da seleção permanente desde o fim do ano passado e sua especialidade é a prova do K1-200m, na qual é vice-campeão brasileiro, assim como é no K1-500m. As conquistas ocorreram no fim do ano passado, em seu primeiro campeonato nacional.

Alex começou a treinar incentivado por Roberto Maelher, com quem formou dupla na primeira medalha conquistada pelo para atleta: o bronze no K2-500m no 25º Festival de Tomazina, que valeu para Paranaense de 2013. Desta vez, Maelher deverá formar dupla com Vagner Jr Souta no Mundial.

Os dois estiveram na embarcação do K4-1000m medalha de prata no Pan, há 15 dias, e agora tentarão classificar o barco para a Rio 2016. Por ser o país sede da Olimpíada, o Brasil já tem o K1-1000m garantido no caiaque e agora a busca é por novas vagas. Classificar o K2, no qual Souta também foi prata nos 1000m em Toronto, está igualmente na mira dos brasileiros, que deverão ter a concorrência de atletas de mais de cem países em Milão.

Única mulher

Primeira medalhista da história da canoagem brasileira em Pan-Americanos, com o bronze no K1-500m em Toronto, Ana Paula Vergutz é a única mulher na delegação brasileira que viajou a Portugal para treinar para o Mundial na Itália.

Para ela, entretanto, a participação em Milão será apenas mais uma etapa da programação de 2015, pois as provas classificatórias para os Jogos Olímpicos Rio 2016 ocorrerão apenas no ano que vem em Atlanta (EUA) – o Mundial vale vaga no K4, mas o Brasil não vai competir nessa modalidade. No Pré-Olímpico, as brasileiras tentarão garantir vagas no K1-200m e no K2-500m. Por enquanto, o País só tem o K1-500m garantido na Rio 2016.