Esportes

Canoísta garante vaga na Olimpíada

A conquista da vaga olímpica veio no C1 (canoa individual) e foi confirmada na sexta-feira, na terceira etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom, na França

Rio 2016

Foz do Iguaçu – Atleta revelado pelo projeto social Meninos do Lago, Felipe Borges, de 22 anos, vai representar Foz do Iguaçu nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ele é o único iguaçuense classificado para a competição.

A conquista da vaga olímpica veio no C1 (canoa individual) e foi confirmada na sexta-feira, na terceira etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom, na França. Com bons resultados obtidos nas duas etapas anteriores, Felipe já tinha pontos suficientes para a classificação e precisou entrar na água apenas para cumprir tabela.

Entre todas as categorias da canoagem slalom, a disputa na C1 foi a mais acirrada na seleção. Felipe tinha um concorrente de peso, Leonardo Curcel, que tem uma trajetória de vida parecida com a sua. Os dois têm a mesma idade, foram revelados pelo Meninos do Lago e há anos disputam o primeiro lugar nacional na categoria.

A vaga foi comemorada por Felipe, que era um garoto hiperativo na infância, razão pela qual sua mãe, Isolde Borges, vislumbrou no esporte a oportunidade para ele gastar energia e melhorar a concentração. Antes de se decidir pela atividade esportiva que o consagrou, Felipe tentou várias outras modalidades, como vôlei e xadrez, entre outras.

Entretanto, a primeira paixão do jovem foi o caiaque polo, uma prévia do que viria a ser o Meninos do Lago. Na época, a atividade era praticada no antigo Caic do Morumbi, hoje Escola Municipal Irio Manganelli. Nas corredeiras agitadas na usina, Felipe viu na canoagem slalom o desafio que se encaixava no seu perfil.

O PROJETO

Felipe Borges é um exemplo de sucesso de uma ação inovadora na Canoagem Brasileira, que alinha esporte, estudos e resultados. Pelo projeto social Meninos do Lago já passaram mais de 500 jovens carentes de Foz do Iguaçu. Ao longo do tempo, o projeto – que usa a estrutura do Canal Itaipu, dentro da usina – se consagrou por revelar grandes talentos.