Esportes

Canoagem em preparação para disputar a Copa Brasil

Na Copa Brasil, as categorias Sênior e Júnior serão seletivas para a formação das seleções que disputarão diversos campeonatos

Equipe que conta com quatro representantes na seleção permanente de canoagem Velocidade, três deles atletas olímpicos, o CRC (Clube de Regatas Cascavel) treinou praticamente completo no fim de semana com a presença de Ana Paula Vergutz e Vagner Júnior Souta, que aproveitaram um período de treinos leves da equipe brasileira para se juntar aos companheiros de clube no Lago Municipal. Tudo para ajudar na preparação para as disputas da Copa Brasil, que será realizada nos dias 11 e 12 de março, em Curitiba.

A princípio, o CRC terá sete três atletas na competição nacional: Ana Paula, Vagner Jr, Roberto Maehler, Vitor Hugo Voigt Navarro, Marco Antônio Voigt Navarro, Emilly Conrad Schellworth e Felipe Folador. Mas há a possibilidade de Beatriz Vergutz também passar a integrar a delegação.

 “Vamos para lá para tentar fazer a melhor demonstração, ter o melhor desempenho possível. A equipe é pequena, mas é o que conseguimos pela estrutura que temos. Não adianta ter muitos atletas e não conseguir dar apoio. Então, tentamos assistir de perto os que temos e assim não tem erro, os resultados vêm”, diz Ana Paula Vergutz.

Na Copa Brasil, as categorias Sênior e Júnior serão seletivas para a formação das seleções que disputarão Copa do Mundo, Mundial, Sul-Americano e Pan-Americano neste ano – a Copa do Mundo é apenas para seniores. Haverá ainda uma seletiva de idade, dos 14 aos 17 anos, para a disputa dos Jogos Sul-Americanos da Juventude.

“É o começo de um novo ciclo olímpico e estou motivado. Voltamos aos treinos com força. O objetivo desde já é Tóquio 2020 e começamos de novo a tentar conquistar as vagas olímpicas para o Brasil, e a fazer de tudo para estar lá [no Japão]. A Copa Brasil é um controle nacional para competições internacionais, então já influencia bastante. Temos que estar bem treinados e focados para conquistar as vagas na seleção. Por isso ela é importante”, explica Vagner Jr Souta.