Cotidiano

Canal americano cancela exibição de documentário que pagou a membros da KKK

AE-New-Docu-Series-Generation-KKK-670x388.jpg

RIO ? O canal americano A&E Network anunciou o cancelamento da exibição do controverso documentário ?Escaping the KKK: A Documentary Series Exposing Hate in America?. A decisão foi tomada no sábado, após a emissora ter descoberto que os produtores da série de oito episódios realizaram pagamentos a membros da Ku Klux Klan para terem acesso a informações.

?Embora apoiemos a intenção da série e a seriedade do conteúdo, esses pagamentos são uma violação direta das políticas e práticas da A7E para um documentário?, disse a emissora, em comunicado. ?Agora nós decidimos não prosseguir com a exibição do projeto?.

O documentário vem atraindo a atenção do público, sobretudo no atual ambiente político de ascensão da extrema direita. Na semana passada, a A&E havia determinado a alteração do nome do programa, que era chamado ?Geração KKK?, após receber críticas de grupos americanos de direitos civis.

Desde que foi anunciado, na segunda-feira passada, o documentário vem sendo alvo de críticas de grupos de direitos civis, como a Anti-Defamation League e a Color of Change. Os ativistas afirmam que um programa sobre ?altos membros da Ku Klux Klan e suas famílias? por servir para uma maior aceitação do movimento extremista, que, entre outras posições reacionárias, defende a supremacia branca.

No comunicado, a A&E defende que o documentário pretendia focar na ajuda a pessoas que queriam deixar a KKK, ?o grupo de ódio racista com um longo histórico de violência contra negros e outros. Nosso objetivo com essa série sempre foi expôr e combater o racismo e o ódio em todas as suas formas?.