Esportes

Brasileiro avança à fase final do Latino-Americano de golfe como vice-líder

796XW70_F4KPS6XRB_lt.jpg

CIDADE DO PANAMÁ ? No dia em que completou 51 anos, o ex-golfista profissional Nico Barcellos recebeu um presente do campo do Club de Golf do Panamá. Técnico da equipe brasileira no Latino-Americano amador de golfe (LAAC, na sigla em inglês), Barcellos viu o jovem Herik Machado, de 19 anos, ter um dos melhores desempenhos desta sexta-feira e avançar à fase final do torneio na vice-liderança. Além de Herik, outros três brasileiros disputarão os últimos 36 buracos, sábado e domingo.

Natural de Santana do Livramento (RS), Herik começou no golfe aos 10 anos, no projeto social ?Novos Talentos?. Pela categoria juvenil, foi bicampeão brasileiro em 2015 e campeão sul-americano no ano seguinte. No primeiro dia do Latino-Americano, o gaúcho terminou os 18 buracos em 71 tacadas e disse que podia melhorar.

Dito e feito: nesta sexta, fez o percurso em 67 tacadas, três a menos que a média estipulada (?par?), e subiu do 20º lugar para a segunda colocação. Herik divide a vice-liderança parcial com o guatemalteco Alejandro Villavicencio. Quem lidera é o costarriqunho Alvaro Ortiz, que soma 137 tacadas ? uma a menos que Herik ? nas duas rodadas disputadas até aqui.

? Estava mais confiante hoje (sexta) por jogar mais cedo, quando não há tanto vento. Cometi alguns erros na metade do percurso, mas tomei uma água, relaxei um pouco e consegui voltar mais tranquilo. Saio satisfeito por cumprir minha meta, que era avançar entre os dez primeiros ? avaliou Herik.

Gustavo Chuang também chegou a figurar no top 5, mas cometeu dois ?boggies? (quando o golfista fica uma tacada acima do ?par?) nos últimos buracos e fechou a segunda rodada em 72 tacadas, na 11ª colocação.

? Não sei se foi o cansaço que me fez precisar de algumas tacadas a mais ali no final. Queria ter ficado abaixo do ?par? (70 tacadas), já que os resultados se acumulam neste campeonato e toda tacada a mais faz diferença. Mas foi um placar satisfatório ? disse Chuang.

Pedro Nagayama, com 75 tacadas, e Marcos Negrini, com 76, também se garantiram na linha de corte e estão na fase final. Daniel Ishii e Rohan Boettcher, por sua vez, se despediram do campeonato. Ishii teve dificuldades na primeira metade do campo, quando precisou de dez tacadas a mais que o ?par?, e acabou fechando o dia em 61º. Boettcher melhorou em relação à primeira rodada, mas só conseguiu chegar à 53ª posição ? ele ficou com 150 tacadas no somatório dos dias, uma acima do que precisava para seguir vivo na competição.

*O repórter viaja a convite do LAAC