Esportes

Brasileiras massacram as argentinas no basquete em cadeira de rodas

A rivalidade entre Brasil e Argentina viveu um de seus pontos altos na última Olimpíada quando as duas seleções de basquete se enfrentaram. Em uma partida emocionante e com direito a duas prorrogações, os “hermanos” levaram a melhor e venceram por 111 a 107. Na mesma Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, só que agora na Paralimpíada, a seleção brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas reviveu um pouco dessa rivalidade. Mas desta vez deu Brasil, que venceu fácil, muito fácil, por 85 a 19, na tarde desta quinta-feira. A cestinha foi Vileide Almeida, com 31 pontos.

LINKS PARALIMPÍADA 08-09

É verdade que o público foi bem diferente dos vistos na Arena Carioca 1 durante os Jogos, com muitas crianças e alunos de escolas públicas. Além disso, a pouca presença de argentinos não resultava na guerra de cantos e gritos vistos durante as partidas do basquete. Mas a torcida brasileira seguia barulhenta, aos gritos de “Brasil, Brasil” ou do tradicional “eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”.

– Brasil x Argentina é sempre clássico, em qualquer modalidade. Então tem sempre um gostinho a mais ganhar delas. Além disso, a energia do público nos emocionou bastante – comentou a ala-armadora brasileira Perla.

O Brasil começou dominando a partida. Aos cinco minutos, vencia por 10 a 4. O primeiro quarto terminou em vitória fácil por 22 a 4. O domínio era tanto, que a seleção brasileira foi para o intervalo vencendo por 40 a 8. O panorama não se alterou no terceiro quarto, que terminou com o Brasil na frente por 63 a 13. O passeio prosseguiu no último quarto. A vitória por 85 a 19 foi justíssima, mas, de certo modo, surpreendente.

Não imagina que venceríamos por uma diferença tão grande

– Não imagina que venceríamos por uma diferença tão grande. Mas é estímulo a mais começar a competição assim – avaliou a armadora Jéssica. Vale lembrar que a seleção feminina havia conquistado o bronze em cima da Argentina no Parapan de Toronto, ano passado. Mas após um resultado mais apertado: 49 a 19.

Nesta sexta, às 15h15m, o Brasil volta à quadra, mas na Arena Olímpica do Rio, também no Parque Olímpico da Barra, para enfrentar uma pedreira: a Alemanha, atual campeã paralímpica da modalidade.

– Temos que controlar a euforia por esse resultado diante da Argentina. Mas foi uma partida muito boa, pois tive a oportunidade de rodar o time e trabalhar todos os conjuntos. Não houve individualismo, o coletivo se sobressaiu – elogiou o técnico da seleção brasileira, Martoni Sampaio.