Esportes

Brasil pode ter “oito ou oitenta” no sorteio dos grupos do Mundial

Rio de Janeiro – A vitória do Peru sobre a Nova Zelândia na definição da última seleção classificada para a Copa do Mundo 2018 pode ter complicado um pouco o caminho do Brasil na competição que será disputada no próximo ano.

Graças à vaga conquistada pela equipe de Cueva, Guerrero e Trauco, as chances de a seleção brasileira enfrentar outro país campeão mundial já na primeira fase da Rússia 2018 são de aproximadamente 40%.

Isso porque o Peru, décimo colocado no ranking da Fifa, entrará no Pote 2 do sorteio das chaves do Mundial e, por pertencer à mesma confederação do Brasil, não poderá cair no mesmo grupo do time dirigido por Tite.

Outras duas seleções sul-americanas, Colômbia e Uruguai, também farão parte do segundo pote e estão sujeitas ao mesmo bloqueio no sorteio.

Ou seja, o Brasil já sabe que irá enfrentar na primeira fase da Copa uma dessas cinco seleções: Espanha, Suíça, Inglaterra, México ou Croácia. Como espanhóis e ingleses já venceram o torneio, a chance de cruzar logo de cara com um campeão mundial é de cerca de 40%.

Essa possibilidade seria menor caso a Nova Zelândia tivesse conquistado a última vaga para o Mundial. Nesse caso, a oitava integrante do segundo pote seria a Dinamarca, e não o Peru, aumentando assim o leque de possíveis adversários brasileiros.

O sorteio que irá definir a primeira fase da Copa da Rússia será realizado no dia 1º de dezembro, em Moscou. Dois países da mesma confederação não podem ficar na mesma chave, com exceção dos europeus, que podem emplacar no máximo duas seleções na mesma chave.

Nada definido

A Fifa ainda não anunciou como será feito o sorteio da próxima Copa. No entanto, nos últimos Mundiais, ela primeiro sorteou todas as equipes do Pote 1, depois os times do Pote 2 e assim sucessivamente. Caso a entidade opte por alterar a dinâmica da definição das chaves na Rússia, as possibilidades do sorteio também serão alteradas.

Desde 1970

A seleção brasileira não enfrenta outra campeã mundial na primeira fase da Copa desde 1970, quando caiu na mesma chave da Inglaterra e a derrotou por 1 a 0 em seu segundo jogo na competição. Levando em consideração a divisão dos potes para o sorteio do Mundial de 2018, um possível “grupo da morte” envolvendo a seleção brasileira teria também Espanha (ou Inglaterra), Suécia e Nigéria. Por outro lado, o Brasil pode ter também uma fase de grupos bastante tranquila, enfrentando México, Islândia e Arábia Saudita, por exemplo.