Esportes

Bolívia perde pontos nas eliminatórias por escalar jogador irregular

Uma punição sofrida pela Bolívia jogou ainda mais pressão sobre a Argentina no clássico do dia 10 de novembro contra o Brasil, no Mineirão. Por ter escalado um jogador irregular em duas partidas para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, os bolivianos perderam os pontos da vitória sobre o Peru por 2 a 0 no dia 1º de setembro, e do empate com o Chile por 0 a 0 cinco dias depois.

As duas partidas passaram a ser consideradas como vitória de 3 a 0 a favor do Peru e do Chile. Com os dois pontos acrescidos na tabela, os chilenos assumiram a quinta colocação na tabela com 16 pontos, jogando os argentinos para o sexto lugar com os mesmos 16 pontos. O Peru passou a ter quatro pontos, enquanto a Bolívia agora tem apenas quatro pontos.

A Bolívia foi punida por ter escalado o zagueiro Nelson Cabrera, paraguaio naturalizado boliviano. Jogador do Bolívar desde 2013, o atleta de 33 anos não cumpriu a exigência da Fifa que diz que um atleta precisa ter morado pelo menos cinco anos consecutivos em seu novo país para ser naturalizado.

Com isso, a Federação Boliviana foi punida pela Fifa. Os bolivianos também foram multados em 12 mil francos suíços (R$ 39,6 mil).

As quatro primeiras posições das eliminatórias sul-americanas não foram alteradas com as mudanças. O Brasil continua liderando com 21 pontos, seguido do Uruguai com 20. Equador e Colômbia, com 17 pontos cada, vêm na sequência.

Os quatro primeiros colocados na América do Sul se classificam para a Copa. O quinto colocado disputará um playoff contra o campeão da Oceania.