Esportes

Boa fase abre disputa entre cidades para receber a seleção de Tite

A nova fase da seleção brasileira, com seis vitórias em seis jogos sob o comando de Tite, não apenas devolveu a reputação de grande time ao Brasil ? elogiado nos últimos dias, por exemplo, pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, e pelo atual técnico campeão mundial, Joachim Löw, da Alemanha. Internamente, a lua de mel com a torcida deflagrou uma disputa entre cidades brasileiras para sediar jogos do time de Tite. Em 2017, além de amistosos a serem marcados, restam três partidas em casa nas eliminatórias: no dia 28 de março, contra o Paraguai; dia 31 de agosto, contra o Equador; e em 10 de outubro, contra o Chile.

TABELA: Jogos e classificação das eliminatórias na América do Sul

Tite e a CBF já decidiram que Rio e São Paulo receberão a seleção, provavelmente nos dois últimos confrontos, contra Equador e Chile. Conhecidas por terem torcidas mais exigentes com a seleção, as duas praças mais importantes do futebol brasileiro são consideradas fundamentais pelo treinador e pela entidade para selar definitivamente a reconciliação da seleção com o público. O jogo contra a Argentina, em Belo Horizonte, foi considerado um teste bem-sucedido para a volta a Rio e São Paulo.

Seleção brasileira e, 16 de novembro

Outras seis cidades brasileiras que foram sedes da Copa do Mundo de 2014 já receberam jogos da seleção nas atuais Eliminatórias (Belo Horizonte, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus). Além destas, Porto Alegre sediou, em 2015, amistoso contra Honduras, antes da Copa América. A princípio restariam, portanto, três opções de cidades-sede da Copa para o jogo contra o Paraguai: Brasília, Cuiabá e Curitiba. A CBF já estava com negociações adiantadas com a capital do Mato Grosso para fazer o próximo jogo em casa na Arena Cuiabá, mas a ideia esbarra em certa resistência da comissão técnica, que vê problemas de logística para realizar o jogo na cidade.

Na próxima rodada dupla, em março, o Brasil faz o primeiro jogo em Montevidéu, contra o Uruguai, e dias depois volta ao país para receber o Paraguai. Para facilitar o deslocamento, Porto Alegre, que ainda não foi sede nas eliminatórias, surge como uma alternativa ?técnica?. Mas já chegou à CBF o desejo do governo federal de que Brasília seja escolhida para o jogo contra os paraguaios. O mais provável, assim, é que a decisão fique entre a capital gaúcha e a federal.

TITE VIAJARÁ PARA OBSERVAR

Em entrevista após a vitória sobre o Peru, em Lima, na madrugada de ontem, Tite disse que vai usar os próximos quatro meses sem jogos oficiais para viajar e observar jogadores, inclusive alguns que não estão sendo chamados:

? Quero ver um jogo do Elias, do Luiz Gustavo. E de outros para que eu possa ser o mais justo possível. Vou errar, mas vou trabalhar mesmo não tendo jogos da seleção.20161116021342_582bdcf603241.jpg