Esportes

Basquete: Estadual do Rio tem desfecho melancólico

O campeonato estadual de basquete chega ao dia de sua grande decisão de forma melancólica. Após dois jogos finais em ginásios sem a presença das torcidas e mais de um mês de espera entre o segundo e o terceiro jogo da decisão, a partida só acontecerá caso o Vasco mude de ideia e resolva aparecer nesta terça-feira às 21h, no ginásio do Tijuca (Sportv transmite). Se a postura do clube de não entrar em quadra seja mantida, o Flamengo receberá o troféu de campeão pelo 12º ano consecutivo. A série está empatada em 1 a 1.

? É muito triste. Especialmente porque acontece na cidade olímpica, em que o legado dos Jogos não está disponível para o basquete em um jogo decisivo. É muito desagradável ? afirmou Álvaro Lionides, presidente da Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro (Fberj).

No último sábado, a Fberj recebeu um ofício por e-mail do Vasco, assinado pelo presidente Eurico Miranda, em que afirma que não participará de uma partida em um “ginásio que não garanta total integridade física de atletas e componentes da comissão técnica”. Lionides ressalta, no entanto, que o ginásio do Tijuca é o único do Rio que tem autorização da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para receber partidas de clubes grandes, embora só uma torcida possa estar presente. O Vasco postulava que o jogo, que tem o Flamengo como mandante, acontecesse no Parque Olímpico ou no Maracanãzinho.

? Seria um sonho ter esse jogo em um ginásio maior, mas as arenas na Barra ainda não foram entregues ao município, e o Maracanãzinho, com o imbróglio da Odebrecht, não tem hoje nenhum equipamento para o jogo, como quadra, tabelas e placar ? lamenta o presidente da federação.

Os dois primeiros jogos da decisão foram disputados sem torcida. No primeiro, o Flamengo estava cumprindo punição pela briga entre torcedores rubro-negros em partida no Tijuca. O jogo foi na Gávea. Na segunda partida, pelo fato de o Vasco não ser liberado por autoridades a receber clássicos no ginásio de São Januário.