Esportes

Barcelona vence o Atlético de Madrid em jogo pouco inspirado

65435290_TOPSHOT - Barcelona%27s Argentinian forward Lionel Messi C vies with Atletico Madrid%27s mi.jpg

Sem fazer uma grande partida em termos técnicos, o Barcelona venceu o Atlético de Madrid por 2 a 1 na base da vontade e assumiu a liderança provisória do Campeonato Espanhol neste domingo. Os catalães marcaram dois gols, com Rafinha Alcântara e Messi, em lances que pouco (ou nada) têm a ver com a filosofia de construção de jogadas que tornou o clube famoso mundialmente. Godín descontou para o Atlético.

Futebol europeu – 25.02

O Barcelona tinha dificuldades para construir o jogo desde o meio-campo, e com isso abusava de passes longos e cruzamentos para a área, fugindo da sua escola de jogo. As chances mais perigosas dos catalães no primeiro tempo vieram em lances de bola parada. Aos 37, Messi cobrou falta da entrada da área e obrigou o goleiro Oblak a fazer grande defesa. Pouco depois, aos 42, Piqué subiu bem em cobrança de escanteio e cabeceou forte, mas Oblak salvou em cima da linha.

O Atlético também teve oportunidades de abrir o placar antes do intervalo, ambas com Griezmann. O francês soltou uma bomba de longe aos 25 que Ter Stegen teve que saltar no ângulo para defender. Aos 33, Griezmann preferiu tentar um passe para Saúl em vez de chutar cara a cara com Ter Stegen, e o goleiro do Barcelona conseguiu interceptar.

Apesar das chances criadas pelos dois lados, foi um jogo mais de transpiração do que de inspiração. Tanto Barcelona quanto Atlético valorizavam cada dividida, e em alguns momentos a força tornava-se excessiva na marcação.

GOLS ‘ALIENÍGENAS’

O Barcelona abriu o placar com um gol chorado, em um lance quase alienígena à sua filosofia de jogo. Após uma sequência de finalizações bloqueadas pela zaga do Atlético, a bola sobrou no miolo da área para Rafinha empurrar para o gol, aos 18 do segundo tempo.

O Atlético logo correu atrás e chegou ao empate aos 25 minutos. Após cobrança de escanteio, o zagueiro uruguaio Godín subiu entre três marcadores, mais alto do que todos, e raspou de cabeça para enganar Ter Stegen.

Pouco depois, o técnico Luis Enrique sacou Iniesta, que não parecia sentir-se confortável em campo, para colocar Rakitic. Sem fazer questão de tocar bola e valorizar a posse, o Barcelona chegou ao gol da vitória na base do abafa.

Aos 41, Messi levantou a bola na área em uma falta antes da intermediária, a zaga do Atlético não conseguiu afastar, e o próprio Messi apareceu na área para aproveitar um passe rasteiro de Suárez. O chute do argentino ainda foi bloqueado por Savic, mas ele aproveitou o rebote para tocar na saída de Oblak.

O resultado levou o Barcelona à liderança, com 54 pontos, dois a mais que Real Madrid e Sevilla. O Real, no entanto, ainda vai a campo neste domingo, contra o Villarreal, às 16h45m.