O Brasil encerrou neste domingo, com vitória, a série de confrontos com o Equador pelo Zonal Americano I da Copa Davis de tênis, e terá agora a chance de retornar à elite da competição. O confronto foi encerrado com a vitória de Thomaz Bellucci, 49º do mundo, sobre o equatoriano Emilio Gómez, nº 317 do ranking, por 3 sets a 1, parciais de 7/6 (13/11), 6/7 (6/8), 6/2 e 7/5, em 3h23m, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.
O resultado positivo deixou o Brasil com vantagem de 3 a 1, encerrando a série antes mesmo da última partida, entre Rogerinho Dutra Silva e Roberto Quiroz. Na sexta, o mesmo Bellucci havia vencido Quiroz por 3 sets a 1, empatando a série para o Brasil – na primeira partida, Rogerinho fora derrotado por Gomez, também por 3 sets a 1.
A dupla brasileira Marcelo Melo e Bruno Soares virou o placar da série no sábado, colocando o Brasil em vantagem ao vencerem a dupla Gomez/Quiroz por 3 sets a 1. Com a vitória de Belucci sobre Gomez neste domingo, o Brasil garantiu sua vaga nos playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis.
Agora, um sorteio vai determinar qual dos oito países derrotados na primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis será o adversário do Brasil no playoff. Os possíveis adversários do Brasil são: Austrália, Bélgica, Canadá, Suíça, Polônia, Alemanha, Japão e Cazaquistão. Os confrontos dos playoffs acontecem em setembro.