Cotidiano

Zoo de Cascavel: 44 anos de histórias e um novo e moderno recinto das aves

O local é um dos principais cartões postais da cidade, atraindo não apenas visitantes locais, mas de municípios de toda a região, estado e até de outras federações

Zoo de Cascavel: 44 anos de histórias e um novo e moderno recinto das aves

Cascavel – Batendo a casa dos 200 mil visitantes durante 2022, o Zoológico Municipal de Cascavel completa hoje, segunda-feira, 12 de dezembro, 44 anos de história. E, de fato, são muitas histórias e motivos para comemorar. O local é um dos principais cartões postais da cidade, atraindo não apenas visitantes locais, mas de municípios de toda a região, estado e até de outras federações.

Para marcar a data um evento comemorativo será realizado nesta segunda-feira (12), na qual a Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) responsável pelo o espaço, vai preparar uma ação de enriquecimento ambiental, com “bolos especiais” para os animais, a partir das 10h. Visitantes e convidados, além dos funcionários que cuidam dia a dia do local, participarão da ação que vai marcar a data.

Recinto das Aves

Outro grande motivo de comemoração para o Zoo é a grande obra do novo recinto das aves, que chegou já chega perto dos 60% de execução, chamando a atenção dos visitantes, já que a antiga foi totalmente retirada. O novo espaço vai modernizar a casa dos pássaros que vivem no zoo, que ficará parecido com o “Parque das Aves”, um dos principais atrativos de Foz do Iguaçu, com 9 metros de altura e cerca de 50 metros de largura.

A diferença para o parque de Foz é que o público não terá a imersão, ou seja, não terá acesso ao interior do recinto, podendo apreciar os animais apenas do lado de fora. A obra que custará cerca de R$ 820 mil está sendo executada pela Zotti Construtora e Metalúrgica, que venceu a licitação para a construção do novo espaço, que tem previsão de estar pronto até o fim de janeiro.

Rodrigo Neca Ribeiro, gerente da Divisão de Vida Silvestre e Bem-Estar Animal, explicou que o recinto terá um total de quatro espaços novos para toda a área das aves. A obra contempla um novo guarda-corpo, que será refeito dentro do novo padrão estabelecido, já que o Zoológico de Cascavel está no processo para receber o selo de certificação de bem-estar animal.

Neca Ribeiro lembrou ainda que esta é a maior obra executada no Zoo nos últimos anos. “Tivemos outras melhorias, como no recinto dos felinos e dos bugios, mas esta é a maior delas”, reforçou. Também foram reconstruídos e revitalizados o recinto das antas, dos jacarés, veados e o espaço para os funcionários e a cozinha foi toda reformada.

Atualmente, o Zoo tem cerca de 400 animais e pelo menos 30% deles são aves, que com o novo recinto terão um espaço com melhor área de voo, vegetação e fonte de água. As espécies de aves são bem distintas: araras, siriema, papagaio, coruja e gavião, entre outros. Conforme Neca, depois de pronta a obra eles não vão aumentar a quantidade de aves, mas melhorar a qualidade de espaços para os animais que são uma grande atração no espaço que tem uma procura maior agora nos meses de férias escolares e de temperaturas mais quentes, a quantidade de pessoas visitando o zoo aumenta.

Referência

O veterinário ainda explicou que dentro do Zoo eles trabalham com quatro pilares que são a conservação, pesquisa, educação ambiental e lazer. O Zoo de Cascavel é associado à Azab (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil), e desenvolve o Plano de Conservação ex-situ que significa “fora da natureza”.

Para ele, este é o grande diferencial já que se trabalha com um grupo nacional, que pensa e planeja ações de um novo modelo de bem estar animal. Por meio dessa associação, os zoológicos trocam informações, material genético e ainda são porta aberta para estudos da comunidade acadêmica, de graduação e pós-graduação de universidades públicas e privadas.

Gigante de natureza

O Zoológico de Cascavel é majestoso por natureza, uma vez que está no complexo da maior reserva ecológica do Sul do Brasil, em uma área de preservação ambiental com cerca de 20 hectares de mata, combinando a flora e a fauna, sendo um espaço agradável para ser visitado. No total, são mais de 400 animais de 72 espécies entre mamíferos, felinos, répteis e aves, inclusive de espécies em extinção.

Os cuidados envolvem nutrição, limpeza de recintos e atendimento clínico veterinário tanto em check-up de rotina como em eventuais emergenciais. Há ainda o trabalho de educação ambiental, uma vez que o Zoo recebe diariamente crianças que passam pelo parque e também aprendem no Museu de História Natural. O Zoo também é foco de pesquisa e estudos de acadêmicos.

O atendimento aos animais é feito dentro do Setor Extra, que é um espaço frequentado apenas pelos funcionários e estudantes, aonde são atendidos os animais feridos, doentes ou em idade avançada. Atualmente neste setor estão sendo monitorados cerca de 50 animais. Também existe uma parceria com o IAT (Instituto Água e Terra) no qual, os animais que são resgatados pelo órgão, são enviados para o zoo, e depois de receberem o atendimento adequado, são devolvidos ao órgão ambiental e devolvidos ao seu habitat natural.

Fundação

Em 23 de julho de 1976 através Decreto Municipal n º 890/76, foi criado o Parque Municipal Danilo Galafassi. O Parque abriga as principais nascentes do rio Cascavel e um remanescente de vegetação composta por Araucária, Cedro, Angico, Palmito, Erva Mate entre outras. Com o objetivo de se criar um espaço para o lazer dos cascavelenses, foi inaugurado o Zoológico Municipal de Cascavel, em 12 de dezembro de 1978.

Funcionamento

O Zoo funciona de terça a domingo das 10h às 17h. Para entrar no parque, precisa ter um ingresso online, que é gratuito. Na entrada do zoológico, a administração do parque disponibiliza monitores para auxiliar os visitantes que, porventura, não fizeram a aquisição online. Para acessar e fazer o cadastro, este é o link: https://doity.com.br/zoocascavel. O parque tem a capacidade para receber até duas mil pessoas diariamente, de forma controlada e organizada.

Fotos: Secom