Cascavel – Dois anos após inaugurar a nova estrutura do Aeroporto Regional de Cascavel ficar pronta, após uma longa espera, a Sesop (Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas) já está “debruçada” em outros vários projetos que visam melhorar e ampliar a estrutura que vem superando as expectativas com relação a quantidade de passageiros.
Em janeiro deste ano passaram pelo o local um total de 33.168 passageiros, representando praticamente o dobro do mesmo período do ano anterior, que registrou 16.836 passageiros. Para o secretário (Sesop), Sandro Rocha Rancy, os números demonstram que o aeroporto é uma referência para os da região e também para o Brasil e que, pensando nisso, diversos novos projetos já estão sendo trabalhados para ampliar as estruturas, entre elas, a pista de pouso e decolagens.
A atual pista tem 1.771 metros, 45 metros de largura e, agora, o objetivo é chegar a 2,5 mil metros o que traria mais conforto e segurança para pilotos e passageiros. Para se ter ideia, a pista de do Aeroporto Internacional Foz do Iguaçu tem 2,8 mil metros.
Segundo Rancy, além da ampliação será feita troca de todo sistema de balizamento (iluminação), de extrema necessidade para o bom funcionamento do aeroporto. A intenção é Cascavel passe a contar com sistemas auxiliares de trabalho no caso de o sistema principal apresentar falhas, fato ocorreu no começo deste ano no aeroporto de Foz do Iguaçu, quando diversos voos tiveram que ser desviados, inclusive para Cascavel.
‘Pensando no futuro’
O secretário explicou que, tecnicamente, uma pista mais longa faz com que as aeronaves tenham maior espaço para desaceleração e retorno, uma qualidade a mais para os usuários e pilotos. “Nossa pista está dentro dos padrões e homologada, mas já estamos projetando uma pista maior, pensando no futuro”, reforçou. Para isso, nova área – uma propriedade rural – terá que ser desapropriada para ser feita a extensão, um custo de aproximadamente R$ 30 milhões.
Além disso, outros R$ 30 milhões estão previamente sendo planejados para outras melhorias e ampliações. Estão sendo executados projetos para aumentar o terminal de passageiros, o pátio de aeronaves, passando de dois para três fingers, um para cada empresa que opera atualmente. Outra inovação é a instalação de um barracão para ser locado para empresas como depósito de cargas. Além disso, facilitará o despacho de bagagens.
Para isso, um espaço está previsto em frente ao barracão, para que as aeronaves consigam acessar o local para serem carregadas. “A ideia é um espaço inicial com cerca de mil metros, para conseguir receber as três empresas que trabalham conosco. Será um espaço público que elas terão que pagar aluguel. É um formato de prestação de serviço com geração de lucros, além da modernização do sistema”, explicou.
Com isso, outras empresas terceirizadas que posteriormente quiserem utilizar o local, também terão essa possibilidade, o que coloca a cidade na rota do desenvolvimento aéreo nacional.
Posição da pista
Sobre a posição da pista do aeroporto, que por anos acabou sendo alvo de críticas, com casos pontuais de aeronaves que não conseguiam pousar causa dos ventos, o secretário mostrou um mapa por satélite a reportagem do Jornal O Paraná, que comprova que a pista de Cascavel está na mesma posição das pistas do aeroporto das cidades de Foz do Iguaçu e de Curitiba. O que muda, segundo ele, é a relação de metragem com o nível do mar, o que influencia diretamente na quantidade de vento.
Para se ter uma ideia, na cidade de Foz do Iguaçu, o aeroporto fica a 257 metros do nível do mar, enquanto em Cascavel são 753 metros.
Além disso, ele lembrou de um projeto tratava da construção de um aeroporto regional, entre Cascavel, Toledo e Tupãssi, que a princípio visava reduzir o problema do vento, mas que segundo Rancy, não iria mudar já que naquele ponto a redução era de um pouco mais de 100 metros. “Quanto mais alto, mais vento temos. Temos agora um aeroporto regional aqui, premiado e com uma ótima estrutura, que vamos modernizar e melhor ainda mais”, ratificou.
Sobre os recursos, o secretário disse que depois de todos os projetos concluídos, a ideia é que o prefeito Leonaldo Paranhos busque recursos estaduais e federais para conseguir executar todas as melhorias. “Temos as três maiores empresas operando aqui, mas com certeza esse projeto de continuidade de modernização será um grande diferencial”, concluiu.
Fotos: Nery Cardoso/Secom
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Ótimo cenário
Para quem ainda não sabe, existe um espaço instalado no local que são os “spots”, locais reservados e sinalizados para aos fotógrafos poderem apreciar o cenário do aeroporto. Os ‘spots’ ficam na Avenida Itelo Webber e garantem um bom ângulo. “Com a modernização do Aeroporto e o aumento de voos, a quantidade de spoters subiu bastante, e com uma parceria entre administração do aeroporto e eles realizamos a instalação desses dois pontos para realizar fotografias e facilitar os registros, além de ser uma forma de divulgação de nossas operações todos os dias”, explicou o gestor do Aeroporto, Willian Rafael da Cruz.
Os locais são utilizados por profissionais ou por aqueles que querem bater uma bela foto, um cenário bastante visitado, aonde pode ser feito o flagra perfeito da aeronave e o céu da cidade como plano de fundo, registrado em máquinas de alta performance, tem proporcionado belas imagens das operações diárias do Aeroporto.
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Cascavel tem novos voos desde o início de fevereiro
No começo deste mês fevereiro, dois novos voos começaram a operar em Cascavel. A Azul Linhas aéreas agora conta com seis voos com destinos para Curitiba Campinas. Agora, passam a ser três voos para Curitiba: dois de segunda a sábado com pousos às 7h25 e 11h25 e as respectivas decolagens às 8h05 e 12h20; também haverá atendimento para Curitiba de domingo à sexta-feira no horário noturno, com pouso às 19h55 e decolagem às 20h35.
Campinas também conta com três voos, com pousos às 23h55 e decolagem às 5h45 de segunda a sábado; pouso às 10h10 e decolagem às 11h05 de domingo a segunda, e aos sábados às 14h25 e decolagem às 15h15 e; de domingo à sexta, das 18h50 às 19h40.
As companhias aéreas Gol e Latam contam com voos diários para Guarulhos, no Estado de São Paulo. A GOL com pouso às 11h30 e decolagem às 12h10. A Latam, última companhia aérea a iniciar as operações no aeroporto de Cascavel, pousa às 14h20 e decola às 14h50. Segundo a Transitar que administra o aeroporto, a expectativa é de receber mais de 400 mil passageiros este ano.