SÃO PAULO – As vendas de Natal do varejo online no Brasil em 2016 subiram 3,8% em comparação com o ano passado, para R$ 7,7 bilhões, informou a empresa de pesquisa de mercado Ebit nesta segunda-feira.
Os dados, compilados pela Ebit entre 15 de novembro e 24 de dezembro, levam em conta o faturamento obtido na Black Friday, que este ano correspondeu a R$ 1,9 bilhão, o equivalente a 25% das vendas no período.
“As vendas natalinas foram mais concentradas nos dias da Black Friday e consequentemente esfriaram nas semanas seguintes”, disse em nota o presidente-executivo da Ebit, Pedro Guasti.
O tíquete médio dos pedidos também aumentou este ano, para R$ 463, ante R$ 417 em 2015. Já o número total de pedidos apresentou queda de 5,9% em relação ao ano passado, para R$ 16,6 milhões.
Os números do varejo online vêm na contramão dos dados da empresa de informações de crédito Serasa Experian, que mostraram o segundo pior desempenho para o varejo brasileiro no Natal em 14 anos após caírem pelo terceiro ano consecutivo.