PEQUIM – Tradicionais no ritual do Ano Novo chinês, os chamados hongbao, ou envelopes vermelhos, são cada vez mais digitais. O WeChat, o aplicativo de mensagem dominante da China, informou que foram enviados 46 bilhões dos envelopes vermelhos digitais durante o feriado no país asiático. O número mostra o avanço da prática, já que é 43% superior ao registro no período do feriado em 2015.
No passado, os chineses costumavam sacar dinheiro e entregar a seus parentes na época do ano novo lunar, com dinheiro dentro. A cor vermelha simboliza sorte ou fortuna e indica as boas intenções de quem dá o presente. Agora, gigantes da internet, como o grupo Alibaba, têm promovido o uso de envelopes vermelhos digitais, como forma de estimular o mercado de pagamentos pelo celular.
Chineses das províncias de Guangdong, Jiangsu, Shandong e Hebei foram os que mais recorreram ao WeChat para o presente de Ano Novo, enquanto a Coreia do Sul foi o país com mais usuários ativos fora da China durante o feriado.
Desde seu lançamento, em 2011, o WeChat se tornou o aplicativo de mensagem mais popular na China. Além de enviar textos, áudios e vídeos de graça, os usuários podem pagar contas de consumo, fazer doações e comprar passagens aéreas.