Cotidiano

Trump ordena renúncia de 46 procuradores nomeados por Obama

Defense Spending-EconomyWASHINGTON ? O governo de Donald Trump ordenou na sexta-feira a demissão de 46 procuradores nomeados durante o governo de Barack Obama, em mais um passo para eliminar vestígios da gestão anterior no Departamento de Justiça. Trump

Os presidentes americanos costumam exigir que os funcionários de confiança renunciem quando assumem o cargo, mas a natureza abrupta da medida surpreendeu alguns, especialmente considerando que muitos promotores foram convidados a deixar imediatamente.

Entre os demitidos está o procurador de Manhattan, Preet Bharara, conhecido por suas investigações de casos de corrupção pública e famoso por processar mais de cem executivos de Wall Street.

É tradição que os procuradores ponham seu posto à disposição do novo presidente. Muitos dos nomeados por Obama deixaram seu cargo após a posse de Trump em 20 de janeiro. Mas 46 deles se mantiveram na ativa até agora, inclusive Bharara.

Ao contrário de Trump, o governo de Obama permitiu que os procuradores nomeados pelo seu antecessor, George W. Bush (2001-2009), se mantivessem em seu posto até que se designasse uma pessoa para substituí-los.

A porta-voz do Departamento de Justiça, Sarah Isgur Flores, anunciou que o secretário de Justiça e procurador-geral, Jeff Sessions, havia solicitado ?aos 46 procuradores federais nomeados pelo presidente (anterior) que apresentassem as suas demissões a fim de assegurar uma transição uniforme?.