Cotidiano

?Trepadinha? Quem não gosta??, diz Eduardo Paes sobre vídeo polemico

Conhecido por dar declarações polêmicas, o prefeito Eduardo Paes aprontou mais uma vez neste domingo. Ao final de uma visita à Feira de São Cristóvão, numa das agendas de Pedro Paulo (PMDB), seu candidato à prefeitura do Rio, Paes foi perguntado se a divulgação do vídeo em que diz para uma mulher “trepar muito” teria prejudicado a campanha de seu pupilo. Em tom de brincadeira, o prefeito respondeu, sorrindo:

? Trepadinha? Ah, quem não gosta?

O episódio, gravado no ano passado, veio à tona no final do mês passado. No vídeo de 54 segundos, Paes entrega uma chave para a manicure Rita de Cássia, beneficiária do programa Morar Carioca no Morro da Babilônia, no Leme. Ao entrar no apartamento, diz para ela: “Vai trepar muito nesse quartinho”. Em seguida, pergunta se Rita é casada e emenda: “Vai trazer muito namorado pra cá”. Ainda no apartamento, insiste: “Rita, faz muito sexo aqui”.

Já do lado de fora, Paes grita para uma multidão de vizinhos da ganhadora da casa: “Ela disse que vai fazer muito canguru perneta aqui. Tá liberado, hein. A senha primeiro”, diz o prefeito. Neste momento, a mulher se afasta, dizendo que vai trancar a porta de casa. Então, Paes se dirige para o cinegrafistas e pede: “Corta, hein”. Ao seu lado, Pedro Paulo, então secretário executivo de Coordenação de Governo da prefeitura, aparece rindo

Ao contrário de outras vezes em que falou demais e pediu desculpas, Paes não achou necessário se justificar quando o caso veio à tona. O comando da campanha de Pedro Paulo chegou a pedir ao prefeito para se conter, para evitar mais desgastes com declarações polêmicas. Até semana passada, Paes não vinha comparecendo nas mesmas agendas de campanha de Pedro Paulo. A campanha do peemedebista evitava exibir o prefeito na TV e na rua. Paes, no entanto, nega que tenha ficado afastado:

? Sempre estive ao lado dele. Estou o tempo todo trabalhando na campanha, mas o candidato é ele. Eu sou o prefeito. Tenho que tocar minha vida. A gente se divide. É uma estratégia de inteligência. Eu vou para um lado, ele vai para outro. Ele vai poder dormir agora para o debate, dar uma descansada. Todos os candidatos estarão dormindo, e ele terá o melhor cabo eleitoral, que sou eu ? afirmou.