Cascavel – Depois de quase cinco meses sem fiscalização eletrônica, as ruas de Cascavel voltarão a ter os “temidos” radares eletrônicos. A Transitar declarou, ontem (27) como vencedora a empresa que apresentou o menor preço do certame e foi aprovada nas fases de testes dos equipamentos e da documentação, processo que está em trâmite há mais de um mês. O contrato com a empresa deve ser assinado já na próxima semana.
De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, a empresa começa a instalar os equipamentos primeiramente em dez pontos que foram indicados pela a companhia, escolhidos por meio de estudo técnico. Os três equipamentos que foram instalados há algumas semanas para a realização dos testes, já passarão a multar os motoristas infratores a partir da próxima semana.
Os antigos radares eletrônicos funcionaram até o dia 2 de dezembro do ano passado e, segundo os dados disponíveis no site da Transitar, em apenas dois dias de dezembro de 2021, foram aplicadas 215 multas na cidade. Já em novembro, mês anterior ao fim do contrato, 3.080 multas foram emitidas pelos artigos 208 e 218 do Código de Trânsito Brasileiro, de avanço de sinal vermelho e de alta velocidade, respectivamente.
A licitação, modelo de pregão eletrônico, para a contratação da nova empresa foi realizada no dia 17 de março. A empresa vai prestar o serviço de implantação e manutenção dos equipamentos eletrônicos, conhecidos como “radares”, além de um Centro de Processamento de Dados de Imagens e um Centro de Controle Operacional por um período de 48 meses.
O Consórcio Cascavel Segura (Fiscal Tecnologia e Automação Ltda e Sigma Engenharia Indústria e Comércio Ltda) venceu o Pregão Eletrônico Nº 04/2022 para um período de 48 meses, pelo valor final global de R$ R$ 17.649.727,73, um desconto de 46,7% do valor máximo que era de R$ 33.098.428,80. A licitação dos radares acabou demorando mais que o previsto devido a problemas técnicos no edital, sendo necessária abertura de novos prazos.
Fiscalização maior
O novo contrato vai ampliar de 27 pontos (66 faixas) o antigo, que encerrou em dezembro do ano passado, para 40 pontos de fiscalização eletrônica, podendo chegar a 60 pontos fiscalizados (até 120 faixas), por um prazo de 48 meses. Até que os radares passem a funcionar definitivamente, a fiscalização está ocorrendo por meio dos radares móveis, operados pelos agentes de trânsito.
Vias mais perigosas
Os equipamentos serão distribuídos em vias onde tecnicamente foi comprovado alto índice de acidentes/excesso de velocidade, atendendo também a reivindicação da população, sendo: 60 faixas que controlam avanço de sinal/parada sobre faixa de pedestres/excesso de velocidade/trânsito sobre a faixa do ônibus e conversão proibida; 25 faixas que controlam excesso de velocidade; 35 faixas com lombadas eletrônicas, totalizando 120 faixas de rolamento que serão fiscalizadas.
Pontos de fiscalização
A Transitar definiu um cronograma com pontos prioritários para os primeiros 30 dias de instalação de equipamentos, considerando pelo menos 20 locais de maior prioridade, sendo os seguintes endereços:
Radares
– Rua Paraná x Rua Pio XII
– Av. Brasil x Av. Barão do Rio Branco
– Av. Brasil x Av. Rocha Pombo
– Av. Brasil x Rua Erechim
– Av. Tancredo Neves x Av. Assunção
– Av. Tancredo Neves x Rua Vitória
– Av. Brasil, oposto ao nº 766
– Av. Brasil, nº 700
– Av. das Pombas, nº 1255
– Av. Tancredo Neves, nº 3431
– Av. Tito Muffato, nº 1552
– Rua Bom Jesus, nº 56
– Rua Jorge Lacerda, nº 2819
Lombadas Eletrônicas
– Rua Minas Gerais, nº 1986
– Rua Papagaios, nº 860
– Rua Adolfo Garcia, nº 761
– Rua Itália, nº 1056
– Rua São Paulo, nº 80 (Esc. Mun. Gladis Maria Tibola)
– Rua Indira Gandhi, nº 628
– Rua Xavantes, nº 1765