Cascavel – Mais um radar de fiscalização eletrônica passou a multar os motoristas que desrespeitam as leis de trânsito em Cascavel, ontem (4). Entrou em operação o radar instalado no cruzamento da Avenida Brasil com Avenida Rocha Pombo, com sinalização horizontal e vertical. O equipamento fará controle de velocidade de até 60 km por hora, avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa, conversão à esquerda e circulação na faixa de ônibus.
Este é o sétimo equipamento em funcionamento já que outros seis iniciaram a fiscalização na sexta-feira (1º). Os outros pontos em que os radares já estão em funcionamentos são: Avenida Brasil com a Rua Erechim, Avenida das Pombas e Rua Jorge Lacerda com controlador de velocidade e outros três pontos, Rua Itália, Rua Adolfo Garcia e Avenida Papagaios com lombada eletrônica.
A cidade estava sem fiscalização eletrônica de radares desde o dia 2 de dezembro. Ao todo, serão implantados 48 radares e assim que a empresa for instalando e eles forem ficando prontos, a Transitar vai divulgando os novos que começam a multar, todos integrados ao Centro de Controle Operacional, o qual possibilitará a gradativa funcionalidade, na medida em que os pontos forem aferidos e sinalizados.
No total, 22 serão de avanço de sinal com as novas tecnologias, somados aos 11 pontos que controlarão excesso de velocidade e outros 15 que terão as lombadas eletrônicas, as quais serão instaladas em vias de velocidade máxima permitida de 40km/h, totalizando 120 faixas de rolamento que serão fiscalizadas.
Os novos radares de fiscalização são muito mais avançados e tecnológicos do que os antigos, já que terão a possibilidade de identificar outras infrações de trânsito que antes não eram percebidas e multadas e estão sendo instalados pelo Consórcio Cascavel Segura (Fiscal Tecnologia e Automação Ltda e Sigma Engenharia Indústria e Comércio Ltda), vencedor da licitação que está prestando o serviço técnico de locação, implantação, remanejamento e manutenção de equipamentos de fiscalização eletrônica na cidade, para um período de 48 meses, pelo valor de R$ 17.650 milhões.
Segurança
Outra novidade é que quando estiver totalmente instalado, o sistema possibilitará a integração de um sistema de segurança pública capaz de identificar veículos com indícios de ilícitos, que contribuirá para o repasse em tempo real de informação aos demais órgãos de segurança. Por meio deste sistema, será possível a utilização dos equipamentos de radar para contribuir não só para a segurança viária, mas para a segurança pública, com softwares especializados que rapidamente identificam a circulação de veículos suspeitos de ilícitos, como furtos, placas clonadas, entre outros.
Foto: Transitar