RIO – As questões são para se esquentar a cabeça: O que é a mente? O que é o cérebro? O cérebro produz a mente? O que somos? Nossos desejos, pensamentos e sentimentos são produtos da atividade cerebral? Ou são algo além disso? Perguntas não faltam para o II Simpósio Internacional Mente-Cérebro, que abre nesta sexta-feira, às 9h, e se encerra neste sábado na Universidade Federal de Juiz de Fora.
? A ideia fundamental é ter pessoas de diversas perspectivas para debater fundamentalmente o que nós somos, o que é a mente humana e como ela se relaciona com o cérebro ? diz o professor e psiquiatra Alexander Moreira-Almeida.
O evento é organizado pela própria UFJF, em parceria com as universidades de São Paulo e de Oxford.
Uma das palestras mais aguardadas, às 20h, é a do professor e bioquímico Denis Alexander: ?Genes, Determinismo e Deus?. Ele é fundador do Centro de Ciência e Religião da Universidade de Cambridge.
O professor defende que a genética influencia, mas não determina totalmente o que somos e como agimos. Existe o livre arbítrio e a responsabilidade pessoal. Mas, para ele, não somos determinados por ?genes egoístas?, e o livre arbítrio não é uma ilusão. Em sua opinião, a crença em um Deus criador e na evolução Darwiniana não são incompatíveis.