Toledo – O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Paulo Victor Almeida, juntamente com o vereador Valmor Lodi, esteve na semana passada em Ponta Grossa, para verificar o funcionamento daquele aeroporto, que iniciou no final do ano passado atividades com voos comerciais. A visita foi acompanhada pelo consultor do município para a adequação do aeroporto, Clairton Hammer. A visita foi definida logo após a primeira reunião do consultor com a administração municipal, quando foram repassados detalhes do andamento do processo e reafirmado por parte da administração municipal e parceiros da iniciativa privada a disposição de continuar a investir no aeroporto com o objetivo de viabilizar voos comerciais para Toledo.
Conforme Almeida, o aeroporto de Ponta Grossa está se mostrando viável. Foi implantada uma linha comercial até Campinas e já começa a ser discutida uma segunda linha. Ele destacou também que para o município o aeroporto tem sido de importância estratégica para o desenvolvimento da região, atraindo grandes empresas, o que reforça o acerto da administração municipal, em parceira com a iniciativa privada, em garantir esta infraestrutura para o município, que também poderá ser utilizada por outros municípios da região. O custo da manutenção de um aeroporto é alto, mas o investimento se justifica pelas oportunidades que ele abre, tornando-se estratégico para o desenvolvimento da região e atração de grandes empresas, acrescentou.
Segundo Almeida, a retomada de voos comerciais no aeroporto de Toledo é prioridade da administração municipal e para tanto não serão medidos esforços. Conforme o secretário, serão feitos todos os investimentos necessários para a certificação operacional do aeroporto conforme as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anarc).