WASHINGTON – Marcado pela guinada diplomática do governo de Barack Obama, durante seu segundo mandato, o ex-secretário de Estado John Kerry trabalhará no Instituto Carnegie, dedicado à paz internacional. No think tank mais antigo do tipo, sediado em Washington, o ex-candidato presidencial focará em resolução de conflitos e desafios ao meio ambientes. política externa
O anúncio do trabalho de Kerry, 73 anos, como “visitante distinto” no Carnegie foi feito por William Burns, que foi o número 2 do Departamento de Estado durante seu mandato à frente do órgão.
? A experiência, sabedoria e crença no poder da diplomacia que Kerry tem são mais necessárias do que nunca ? afirmou Burns.
Entre janeiro de 2013 e janeiro de 2017, Kerry adotou uma postura à frente do Departamento de Estado mais focada na resolução de conflitos com antigos rivais, tendo sido o principal diplomata americano responsável pelo acordo de redução nuclear do Irã e o degelo com o governo cubano. Ele foi incapaz, entretanto, de alcançar uma solução de paz para a Síria, cuja guerra civil se agravou durante sua gestão.
Ex-senador, Kerry foi também o candidato do Partido Democrata à Casa Branca em 2004, quando acabou derrotado para George W. Bush, reeleito pelo Partido Republicano. A primeira secretária de Estado de Obama, Hillary Clinton (2009-2013), também foi derrotada na tentativa de vencer a Presidência: foi derrotada por Donald Trump em novembro passado.