RIO – O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre Moraes, reconheceu nesta terça-feira que existe a possibilidade de ocorrer um ato terrorista durante a Olimpíada do Rio. Moraes, no entanto, afirmou que o país está preparado, e disse que mesmo que seja possível que ocorra um ataque, a probabilidade é pequena. Links_segurança-jogos
– Hoje conversei com o prefeito do Rio e com o governador (em exercício). Tenho absoluta tranquilidade para dizer que estamos preparados. Não é provável que aconteça nos Jogos do Rio um ato terrorista, mas é possível – disee o ministro, que acrescentou:
– Não há probabilidade, mas há possibilidade.
Alexandre Moraes, que participou da cerimônia de apronto da Força Nacional, que assumiu nesta terça a segurança das arenas dos Jogos, disse ainda que vê os preparativos da segurança com absoluta tranquilidade. Sem falar em número total de efetivo, o ministro garantiu que a Força Nacional vai atuar com todos os homens necessários.
-Teremos no Rio todo efetivo necessário para atuar na segurança interna dos locais de eventos, na segurança patrimonial e no perimetro das arenas esportivas – explicou.
Mais cedo, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, anunciou que as Forças Armadas vão atuar na segurança da Olimpíada do Rio com cerca de 22 mil homens. Esse efetivo, anteriormente previsto, era de 18 mil. Para compensar esse aumento do efetivo, o ministério da Justiça anunciou que o número de agentes da Força Nacional de Segurança, que assume nesta terça-feira, a segurança dos Jogos, cairá de 9.600 para 5 mil. Nesta terça-feira, só há 1.500 agentes.
Do total dos 22 mil, cerca de 500 vão compor uma força reserva. O ministro disse que os militares vão atuar na segurança do Aeroporto Tom Jobim e nas vias principais das cidades, como a Linha Amarela, Avenida Brasil e toda faixa costeira, além da Transolímpica e ferrovias.
LEIA MAIS:
Eduardo Paes afirma que segurança não será problema na Olimpíada
Beltrame: informação sobre plano de resgate no hospital chegou incompleta
Imprensa internacional repercute resgate de traficante no Souza Aguiar
Memória: outros resgates de traficantes que já aconteceram no Rio
Uma pessoa morre após invasão de traficantes no Souza Aguiar
Bandidos invadem escola e assaltam professores e alunos na Zona Norte
Polícia identifica dois integrantes de grupo que resgatou traficante em hospital de Niterói
Criança e PM morrem em tentativa de invasão do fórum de Bangu
Médica é morta a tiros no acesso à Linha Vermelha
Atleta de tiro é baleada na cabeça após fugir de falsa blitz na Zona Norte
Beltrame: Rio vai receber menos policiais para os Jogos Olímpicos
Justiça determina internação de acusado de participar da morte de jovem em Del Castilho
Sétimo acusado de envolvimento na morte de jovem na Linha Amarela é detido
Dez crimes que chocaram o Rio de Janeiro
Acervo O GLOBO: O assassinato de jovens do Borel, na Tijuca, e a impunidade