O Procon de Cascavel está participando das ações promovidas pela a Seju (Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania) do “Mutirão Renegocia!” que ocorre até o dia 11 de agosto. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério de Justiça e Segurança Pública. A campanha é destinada aos consumidores que se estão endividados, com necessidade de negociar dívidas existentes, como forma de prevenção ao superendividamento.
A iniciativa é resultado de atualizações no Código de Defesa do Consumidor trazidas pela Lei 14.181 de 2021. Ao participar do mutirão, os consumidores terão a oportunidade de renegociar dívidas de forma mais favorável, com condições especiais de pagamento e possíveis descontos. Para participar, o cidadão pode utilizar a plataforma consumidor.gov.br, canal online que permite a interlocução fácil e direta entre consumidores e fornecedores ou diretamente na sede do Procon.
Feito o registro pelo consumidor na plataforma, os bancos e instituições financeiras têm o prazo de 10 dias para dar um retorno ao cliente. Além disso, no caso de superendividamento, terão acesso a informações e tratamento adequado para cada caso. “Quem precisar de atendimento pode nos procurar que fazemos a renegociação diretamente por aqui”, disse o coordenador do Procon de Cascavel, Pedro Martendal. Poderão ser negociadas quaisquer dívidas de consumo, como cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, com exceção de contratos de crédito com garantia real, financiamentos imobiliários e de crédito rural, e pensões alimentícias.
É importante que no momento do registro, o consumidor já informe quais são suas condições de pagamento. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h, sem fechar para o almoço. O endereço é na Rua Pernambuco, 1900, ao lado do Paço Municipal. O telefone para contato é o (45) 3392-6300.
Em Toledo
O Procon Toledo também participa do mutirão e a coordenadora, Janice Finkler, orienta que o consumidor informe, no momento do registro, quais suas condições de pagamento. “É importante que seja estabelecida uma parcela que caiba no bolso do consumidor, para que ele avalie, quando receber as propostas, se poderá arcar com o parcelamento oferecido”, disse.
Foto: Secom