LONDRES- O referendo que decidirá, no próximo dia 23, pela permanência ou não do Reino Unido na União Europeia foi motivo de uma espécie de batalha naval na manhã desta quarta-feira. O líder do Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), Nigel Farage, comandou uma frota de 20 barcos pró-Brexit pelo Rio Tâmisa. Os defensores da continuidade do país na UE se reuniram em um único barco, chefiado pelo cantor Bob Geldof.
O grupo comandado por Farage era em sua maioria de pescadores que defendem a saída da UE por causa das restrições à pesca impostas pelo bloco. Eles partiram de diferentes pontos do litoral e se encontraram em Londres com o líder político.
Bob Geldof subiu em seu próprio barco e foi ao encontro da frota de Farage. Ele colocou música a todo volume e com um megafone acusou o membro do UKIP de ser ?um farsante?.
? Você foi a uma das 43 reuniões das comissões de pesca do Parlamento Europeu. Você não é amigo dos pescadores, pare de mentir. Esse referendo é importante! ? Geldof gritou do seu barco acompanhado de ativistas que carregavam bandeiras com a palavra ?dentro?, para argumentar a permanência na UE.
Gedolf ainda afirmou que o Reino Unido é o país que mais lucra com a pesca na Europa. Farage respondeu ao cantor e disse a jornalistas que Gedolf não saberia nada sobre as circunstâncias da pesca no país. O político ainda afirmou que não existe outra alternativa que não seja a saída do bloco.
? Queremos que nos devolvam nossas águas territoriais para que nossos homens e mulheres voltem ao trabalho. A política de pesca da UE é criminosa ? declarou o líder da UKIP.
Os dois lados chegaram ao Big Ben e ao Palácio de Westminster, onde os barcos da polícia estavam prontos para intervir. Alguns parlamentares assistiam à batalha do terraço da Câmara dos Comuns e três helicópteros sobrevoavam o Tâmisa.
? Nós desejamos tudo de melhor para essas famílias. Mas não é você quem deve defendê-los. Por que você não segue rio abaixo?? Gedolf disse a Farage do seu barco.