Cotidiano

Receita do Grupo Pão de Açúcar vai a R$ 41 bilhões e atacarejo é destaque

SÃO PAULO – O Grupo Pão de Açúcar divulgou nesta sexta-feira seus dados operacionais e reportou uma receita líquida R$ 41,4 bilhões em 2016, um crescimento de 11,4% em relação ao ano anterior no segmento de varejo alimentar. No quatro trimestre, a receita líquida do GPA cresceu 12,1%, somando R$ 11,7 bilhões. O bom desempenho do grupo, no quarto trimestre, foi impulsionado pela bandeira Assaí, unidade de atacarejo do grupo.

No ano passado, as mais de 100 lojas do Assaí tiveram uma receita líquida de R$ 14,5 bilhões, um crescimento de 38,6% em relação ao ano anterior. No quarto trimestre, a receita líquida do atacarejo totalizou R$ 4,3 bilhões, com crescimento de 35,8%. A participação das vendas do Assaí no segmento alimentar foi de 36,2%. No conceito mesmas lojas, as vendas subiram 17,3% no último trimestre de 2016 e 18,6% no ano passado.

No últimos 12 meses, o GPA inaugurou 30 lojas, sendo 13 da bandeira Assaí. Também no final do ano passado, foram feitas as duas primeiras conversões de lojas Extra Hipermercado para Assaí. As conversões aconteceram em Pilares, no Rio de Janeiro, e São Vicente, no litoral de São Paulo.

O presidente do Assaí, Belmiro Gomes, disse ao Globo em dezembro passado, que este ano outras lojas da bandeira do hipermercado Extra serão convertidas para o formato de atacarejo. A previsão é que sejam feitas entre 15 e 20 conversões, além da inauguração de mais 6 a 8 lojas novas do Assaí.

? O custo de operação dos atacarejos ainda é muito mais baixo que de um super ou hipermercado. Transformar um Extra em Assaí custa 40% menos que construir uma loja nova – disse Belmiro.

Isso explica, segundo analistas, porque os preços são mais baixos. Em média, os descontos praticados no atacarejos em relação aos preços de hipermercados e supermercados ficam entre 15% a 25%. Em geral, o preço unitário dos produtos já costuma ser mais baixo que nos supermercados. Mas se o consumidor comprar em maior quantidade (um pacote com três shampoos, por exemplo), a economia por unidade é ainda maior. A lógica é a de atacado, com preço de varejo.

Para Alexandre van Beeck, sócio-diretor da GS&Consult, especialista em Consultoria do Grupo GS& – Gouvêa de Souza, o dinheiro mais curto corroído pela inflação ou por desemprego de um membro da família fez o consumidor mudar de hábito com rapidez, buscabdo preços mais competitivos nos atacarejos.

– Ele abre mão de uma loja bonita, com gôndolas, com muita variedade de produtos, por uma compra mais racional no atacarejo, onde encontra os itens mais essenciais. Agora, além de donos de restaurantes, pizzaiolos, que eram os principais clientes dessas lojas, o consumidor final também passou a fazer parte da clientela – diz o especialista.

MULTIVAREJO

No multivarejo, que inclui as redes Extra e Pão de Açúcar, o avanço foi de 1,9% no trimestre, somando uma receita de R$ 7,5 bilhões, e de 0,8% no ano, totalizando R$ 27 bilhões. Para o multivarejo, estão previstas cinco novas lojas Pão de Açúcar e 10 lojas Minuto Pão de Açúcar.

Já as operações da Via Varejo, empresa que reúne os negócios das redes Casas Bahia e Ponto Frio e colocada à venda pelo GPA no ano passado, tiveram queda de 0,7% na receita líquida do quarto trimestre sobre um ano antes, já considerando impacto positivo de reconhecimento de impostos retroativos referentes à Lei do Bem. Excluindo esse efeito, a receita do trimestre passado teve queda de 6,5%.