Cotidiano

Quarto onde Fernando Pessoa morou, em Lisboa, está disponível para aluguel no Airbnb

RIO — Aos 20 anos, em 1908, Fernando Pessoa tinha acabado de falir uma tipografia aberta com o dinheiro da herança de sua avó, Dionísia, morta um ano antes. Com pouco dinheiro, alugou um quarto no Largo do Carmo, 18, em Lisboa, e passou a se dedicar à tradução. Agora, o quarto no bairro do Chiado onde o mais famoso poeta português morou por quatro anos está disponível para aluguel no Airbnb.

O site de aluguel de casas e apartamentos divulgou a existência do quarto para marcar o aniversário de Pessoa, que completaria 128 anos no próximo dia 13 de junho. A atual anfitriã se chama Bárbara e é coberta de elogios pela maioria das 39 pessoas que deixaram comentários no site.

Hoje, o lugar reúne decoração que remete ao início do século XX e à vida do poeta, com máquinas de escrever, mobiliário da época, malas antigas nas paredes e um chapéu igual ao usado por Pessoa. Tudo isso sem deixar de lado o indispensável wi-fi.

Por conta da decoração antiga, a anfitriã não indica o apartamento para inquilinos com crianças pequenas ou animais de estimação. Também não é permitido fumar nem realizar festas ou eventos. De resto, ela pede apenas “bom senso”.

O apartamento fica em frente ao Largo do Carmo, onde existem bares e música ao vivo. Por isso alguns hóspedes alertam para alguma dificuldade de dormir em caso de pessoas com sono leve, enquanto outros destacam as agradáveis noite ouvindo jazz da varanda do quarto.