Bandidos roubam carros em Oswaldo CruzRIO – Um arrastão contra dois motoristas na Zona Norte do Rio mostra bem a rotina de quem vive na Rua Paulo Prado, em Oswaldo Cruz. Acostumado com a cena, um morador flagrou o crime, que aconteceu em plena luz do dia ? às 15h do último domingo. O vídeo, obtida pelo GLOBO, mostra o momento em que bandidos armados e em quatro carros abordam outros dois veículos. O primeiro é um de cor prata que segue no sentido contrário ao bando. O segundo, um carro preto, que passa na Rua Mogurari, esquina com Paulo Prado.
Segundo um outro morador, dia sim, outro também, acontecem situações como essa. O filho dele, que costuma visitá-lo nos fins de semana, disse que as pessoas já não ficam mais nas ruas com medo da violência.
? Eu estava na casa do meu pai, quando o vizinho de cima gravou as imagens. Ele nos passou e juntos decidimos enviar ao jornal para mostrar a nossa realidade. Não temos segurança. Não ficamos mais na rua. Motoristas são assaltados passando pela via ou chegando em casa. Os pedestres também são roubados diariamente. Antes, os crimes aconteciam à noite, mas agora não tem mais horário. A qualquer momento, qualquer pessoa pode se vítima ? relatou ele, que não quis se identificar.
Procurada pelo GLOBO, a Polícia Militar informou que, no domingo, o 9° BPM (Rocha Miranda) foi acionado e enviou equipes ao local. De acordo com a nota, os criminosos já haviam fugido e os policiais militares não encontraram nenhuma vítima ou testemunha.
Ainda segundo a PM, os PMs fizeram buscas na região e uma equipe foi enviada à delegacia da área para buscar mais informações sobre o crime. ?Na 28ª DP (Campinho), uma vítima registrava o caso. O patrulhamento foi intensificado na região?, diz trecho do texto.
O comando do batalhão pede que a população ajude com pistas que ajudem a identificar estes criminosos. A denúncia pode ser feita pelo WhatsApp dauUnidade: 99952-1325.
NÚMERO DE ROUBOS SOBE NO ESTADO, SEGUNDO ISP
De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP), no mês de maio houve um aumento de assaltos no estado, em comparação com o mesmo mês de 2015. Os roubos a transeuntes subiram 38,23%, passando de 5.416 para 7.487 casos. Os roubos em coletivos aumentaram 60,18%, de 643 para 1.030 casos. A quantidade de celulares roubados passou de 916 para 1.451 (58%). Somados, os roubos de rua chegaram a 9.968 casos, o que representa um assalto a cada quatro minutos no período, aproximadamente. O número de latrocínios (roubos seguidos de morte) no estado pulou de oito para 16.