WASHINGTON – Principal representante da convenção republicana de julho e presidente da Câmara de Representantes dos EUA, Paul Ryan anunciou nesta quinta-feira seu apoio à candidatura de Donald Trump à Casa Branca. Uma das principais lideranças republicanas, ele se rendeu ao movimento de apoio interno do partido ao magnata. Trump & paul ryan
“Não há dúvida alguma de que ele e eu somos diferentes. Não vou fazer parecer o contrário (…) Mas a realidade é que, no que diz respeito aos temas centrais do nosso programa, temos mais pontos em comum do que divergências”, afirmou Ryan, em uma coluna publicada no “site” GazetteXtra.
Em maio, Trump e Ryan tiveram um encontro na capital americana. O objetivo era aparar arestas entre os dois. Os dois líderes disseram que os Estados Unidos “não podem arcar com mais quatro anos do Partido Democrata na Casa Branca”. Por isso, defenderam que se unam em favor dos seus princípios compartilhados, levem adiante uma agenda conservadora e façam o possível para vencer a disputa presidencial.
Em coletiva, Ryan afirmou que a reunião foi muito ?encorajadora?, mas ressalvou que um breve encontro não pode solucionar suas diferenças. O líder republicano ainda classificou um possível governo de Hillary Clinton como um desastre, justificando sua nova inclinação a apoiar Trump.
? Este é um processo que leva tempo. Quero garantir que nós nos entendemos mutualmente ? disse Ryan à imprensa.