SAN FRANCISCO – Grandes empresas de videogames, pegas desprevenidas pelo sucesso estrondoso de Pokémon Go, estão lutando para descobrir como embarcar na onda criada pelo jogo de realidade aumentada.
Quase uma dezena de executivos de empresas, desde a Sony Corp e até a Rovio, criadora do Angry Birds, disseram que Pokémon Go será difícil de ser seguido. Alguns chegaram a afirmar que pode nem valer a pena tentar fazer isso. Com isso, não se espera o surgimento de um rival para o game no curto prazo, afirmaram.
Executivos de estúdios de videogames afirmaram que centenas de desenvolvedores em suas companhias estão jogando Pokémon Go para entenderem como o jogo conseguiu capturar tanta audiência. O aplicativo é o joguinho mais baixado para dispositivos móveis desde seu lançamento, em julho.
RESERVADO PARA POKÉMON GO
Hoje não é o momento certo para lançar uma experiência de realidade aumentada disse Neil Young, presidente-executivo da produtora de jogos para dispositivos móveis N3twork Inc e ex-diretor geral da Electronic Arts. O momento está meio que reservado para Pokémon Go, creio.
Alguns executivos afirmaram que não vão copiar o jogo porque conta com o impulso da marca Pokémon e que carece de recursos sociais, como possibilidade de que os jogadores conversem entre si durante ascaçadas aos personagens.
Além disso, o sucesso de conseguir fazer os jogadores se mexerem é considerado brilhante pelo setor, mas difícil de ser replicado, bem como o uso hábil da tecnologia de mapas.
A Niantic, desenvolvedora de Pokémon Go, uma empresa oriunda do Google, não comentou o assunto.
ATÉ US$ 500 MILHÕES EM UM ANO
Analistas calculam que o game está seguindo para faturar entre US$ 200 milhões e US$ 500 milhões em um ano. O número mais alto vai colocar Pokémon Go na lista dos 20 maiores jogos para dispositivos móveis, segundo Michael Pachter, da Wedbush Securities.
Estamos apenas arranhando a superfície do que nós ainda vamos ver (em realidade aumentada) avalia David Haddad, presidente da Warner Bros Interactive Entertainment.
A Warner Bros está nos estágios iniciais de desenvolver jogos de realidade ampliada e não tem planos de anunciar um novo título.
A Zynga ainda estuda o que fazer na área, disse o presidente-executivo, Frank Gibeau:
Pokémon mostrou realmente novos caminhos e novas maneiras de crescer que são muito emocionantes para clientes, jogadores e desenvolvedores.
CLONE NA CHINA
A Pokémon Company, parcialmente controlada pela Nintendo, está comemorando o 20º aniversário dos jogos Pokémon e produtos relacionados, liderados pelo personagem Pikachu. Nesta duas décadas, a franquia arrecadou gerações de fãs.
Este tipo de poder de marca é difícil de superar, explica Richard Marks, pesquisador-sênior na Sony Interactive Entertainment, comparando Pokémon Go ao jogo de realidade aumentada para o PlayStation Portable Invizimals.
Lagarto número 3 ou Lagarto número 4, não é muito emocionante. Você precisa de um Pikachu disse ele sobre os dois jogos.
Copiar um jogo para dispositivos móveis de sucesso é uma tradição não oficial da indústria. Enquanto já se registrou um clone de Pokémon Go na China, grandes estúdios normalmente levam meses para fazer uma cópia. Neste caso, os rivais também não possuem a larga experiência em serviços de localização da Niantic, cujo presidente-executivo desenvolveu o Google Earth.