Curitiba – A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte iniciou a semana de treinamento dos policiais militares da reserva remunerada que vão atuar nos CCM-PR (Colégios Cívico-Militares do Paraná).
Realizado de forma on-line, o primeiro encontro teve uma palestra inaugural dos diretores Roni Miranda e Adriana Kampa, da Educação e de Planejamento e Gestão Escolar, respectivamente. Na sequência falaram o secretário Renato Feder e o senador Styvenson Valentim (RN), que quando policial militar ajudou a reconstruir uma escola em Natal.
A equipe da Educação deu as boas-vindas aos militares e fez uma explanação do que é e como funciona a rede estadual de ensino, apresentando a estrutura organizacional da secretaria.
Na conversa com o senador Styvenson Valentim, o secretário Renato Feder destacou qual o papel que os militares terão nas escolas. “É disciplina e comportamento. A parte pedagógica é de competência dos professores, pedagogos. Os CCMs não serão lugares de repreensão, mas sim de motivação, onde o aluno queira ir. A ideia é muito mais estimular e premiar o bom comportamento do que punir pelo mau comportamento, pois acreditamos que é mais eficaz”, disse.
Ele acrescentou que os diretores cívico-militares também poderão contribuir com a parte administrativa.
Roni ressaltou a importância das atividades que serão realizadas até sexta-feira (26) e tranquilizou os militares quanto ao processo: “Será um aprendizado para todos. A escola é viva, dinâmica, mas o resultado é rápido e muito bacana quando percebemos as mudanças. Essa é uma política pública deste governo e validada pela comunidade escolar”, acrescentou.