Cotidiano

Plantio de Araucárias é realizado na terra indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras

Plantio de Araucárias é realizado na terra indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras

Na última terça-feira (22/11/22) foram plantadas Araucárias em Nova Laranjeiras, Pr. O Projeto de Prevenção da Extinção da Araucária (Pinheiro do Paraná), faz parte de projetos de prevenções de extinções de espécies na Terra.

A Fundação “If You Can Dream” liderada pela Nicole Haragutchi em parceria com Emanuelle Kanegoski estudante da escola APAE Cascavel, e sua família, estão realizando estes trabalhos com apoio de seus familiares e amigos do Brasil, Filipinas, Vietnan e Estados Unidos.

A Comunidade Terra Indígena Rio das Cobras, recebeu mudas de Araucaria angustifolia enxertadas com clones de uma planta especial que está na cidade de Caçador do estado de Santa Catarina.
Esta tecnologia é oriunda de pesquisas da Universidade Federal do Paraná.

A produção de pinhões destas plantas serão precoces, aproximadamente 7 anos, sendo que pinheiros normais demoram aproximadamente 20 anos para iniciarem a produção.
Estas araucárias enxertadas produzirão pinhões grandes e grande quantidade de pinhas.

Em futuro próximo o povo Kaigang terão maior fonte de alimentação em suas terras e contribuirão com a fauna e a flora da reserva.

Estavam no momento dos plantios o Vice Líder da Comunidade Rio das Cobras o Sr. Antônio P. Fernandes, representante da Secretaria de Povos Indígenas do Município de Nova Laranjeiras o Sr. Cleiton Oliveira, o diretor do Colégio Estadual Rural Indígena Rio das Cobras o Sr. Joelson Ribeiro, professores e alunos da etnia Kaigang.

Também estavam presentes os embaixadores no Brasil da If You Can Dream Foundation, Dorival Vicente e Meire Emiko Abe Vicente.

Crédito: Divulgação