RIO – A Petrobras começou a selar acordos com seus investidores que abriram processos judiciais contra a estatal na Justiça dos Estados Unidos devido aos casos de corrupção revelados pela Operação Lava-Jato, da Polícia Federal.
petrobras 2110Segundo a estatal, o Conselho de Administração aprovou a celebração de acordos para encerrar quatro ações individuais que correm na Corte Federal de Nova York. Para isso, vai provisionar em seu balanço referente ao terceiro trimestre deste ano US$ 353 milhões.
Essas quatro ações envolvem a PIMCO Total Return Fund (e outros), Dodge & Cox International Stock Fund (e outros), Janus Overseas Fund (e outros) e Al Shams Investments. A PIMCO é uma das maiores detentoras de bonds do Sistema Petrobras e o Dodge & Cox é um dos maiores acionistas da Companhia após a União Federal e entidades relacionadas.
A estatal esclareceu que essas ações individuais tramitam em conjunto com 23 outras ações similares e uma ação coletiva (class action) movidas contra a Companhia (e outros) perante a Corte Federal de Nova York. “No momento, não é possível para a Petrobras fazer estimativa confiável sobre o desfecho da class action”, disse a estatal.