Cascavel – A implantação de um parque ambiental e centro de convivência intergeracional, no Bairro Floresta em Cascavel, faz parte de projeto da prefeitura.
A iniciativa está prevista no PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) que inclui ainda outros três parques ambientais pela cidade.
O Município abriu processo à manifestação de interesses para que empresas e instituições na área de consultoria ofereçam serviços, desde a elaboração do projeto de instalação, até mecanismos no local e a estimativa de orçamento da obra.
O pagamento pela contratação será no valor máximo de R$ 150 mil, por meio de recursos obtidos com empréstimo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), financiador das obras de revitalização que seguem na cidade.
O parque e o centro serão implantados às margens do córrego Lajeado Clarito e conforme a diretora de captação de recursos PDI-BID, Maritânia Frare, o objetivo é aumentar as áreas verdes do município, proteger as nascentes por meio da recuperação e preservação da mata ciliar.
Será um ambiente agradável com a instalação de equipamentos de lazer, esporte, cultura e convivência, juntamente com o trabalho da educação ambiental e preservação do meio ambiente, explica.
A engenheira completa que o CCI anexo ao parque propiciará o aumento do acesso da população vulnerável aos serviços sociais. Haverá serviços e atividades de convivência familiar, priorizando o atendimento a crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência e familiares, garantindo e fortalecendo a convivência familiar e comunitária, ressalta.
A empresa que desenvolverá o projeto será selecionada mediante a apresentação de portfólio com serviços similares e comprovação de experiência. As propostas foram recebidas até o fim do mês passado. A previsão de licitação da obra deste parque é para abril de 2017.
Por meio do PDI a intenção é de que outros parques ambientais também sejam instalados nos Bairros Morumbi (Sanga Amambay), Santa Felicidade (Rio Quaty) e Santa Cruz (córrego Bezerra).
No Bairro Cascavel Velho também será instalado um CCI. Na última semana um encontro foi realizado para informar a população sobre a construção, serviços e a importância do cuidado e preservação destes espaços. Em todas as regiões em que haverá obras, reuniões com essa mesma finalidade serão marcadas com a população.