Cotidiano

Paris analisa projeto de modernização para 'Torre Eiffel do futuro?

65642323_FILES This file photo taken on January 14 2017 shows people walking along the Trocadero Pla.jpg

PARIS ? Um dos monumentos mais visitados do mundo, a Torre Eiffel completa 130 anos neste mês com um audacioso projeto de modernização. A ideia é construir a ?Torre Eiffel do futuro?, segundo os responsáveis pela iniciativa, que deverá incluir novas zonas de acesso redesenhadas, proteções de cristal blindado e jardins paisagísticos. A modernização deverá custar cerca de 300 milhões de euros ao longo de 15 anos, se for aprovado pelo conselho municipal em setembro.

A primeira preocupação com a torre é a segurança, principalmente após os atentados do Estado Islâmico que, em 2015 e 2016, deixaram 238 mortos na França. Por enquanto, o monumento mais emblemático de Paris está cercado de barreiras para proteger seus seis milhões de visitantes anuais. Por isso, o projeto prevê a instalação de um cristal blindado, com três metros de altura, em dois lados da torre. Dos outros dois lados, seria colocada uma rede.

A previsão é que apenas estes ajustes custem 20 milhões de euros, numa obra que deverá começar em outubro deste ano e terminar em 2018. Além disso, a iluminação e a pintura deverão ser renovadas até 2019.

Para os jardins, a ideia é oferecer um passeio agradável aos visitantes. Uma nova área de cinco hectares deverá integrar jardins paisagísticos. O objetivo é recriar o espírito das áreas verdes da Paris do século XIX.

Uma outra novidade importante é que mais ingressos para entrar na torre poderão ser comprados pela internet, para diminuir o tempo de espera que, muitas vezes, incomoda os turistas. Mas, em contrapartida, os preços vão subir. O aumento será significativo, mas não alcançará o nível de outros monumentos internacionais, segundo a diretora da iniciativa.