SÃO PAULO – Para 54% dos eleitores da cidade de São Paulo, a saúde é o setor em que os moradores da capital paulista mais enfrentam problemas. A resposta foi dada em pesquisa Ibope encomendada pela Rede Globo e pelo jornal ?O Estado de S. Paulo? e divulgada na última terça-feira sobre as intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo.
A margem de diferença da saúde em relação a outros problemas apontados pelos eleitores ouvidos pela pesquisa é de mais de 40 pontos percentuais. A segurança pública (9%), educação (6%), corrupção (6%) e transporte coletivo (6%) são as outras áreas mais lembradas pelos eleitores como principal preocupação. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Em outra questão apresentada, os eleitores foram estimulados a citarem, dessa vez, as três áreas nas quais a população de São Paulo está enfrentando os maiores problemas. Novamente, a saúde foi novamente o setor mais citada, com 78%, seguida pela educação, com 47%. Em terceiro lugar aparece a segurança pública, com 36%.
A pesquisa Ibope foi realizada entre 19 e 22 de agosto e ouviu 805 eleitores. O nível de confiança utilizado foi de 95%, o que significa que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento. A pesquisa foi registrada no TRE-SP sob o protocolo nº SP-07072/2016.
O resultado completo da questão foi o seguinte:
?Desta lista de áreas onde as pessoas vem enfrentando problemas de maior ou menor gravidade. Por favor, diga qual é a área em que, na sua opinião, a população de São Paulo está enfrentando os maiores problemas??
Saúde – 54%
Segurança Pública – 9%
Educação – 6%
Transporte Coletivo – 6%
Corrupção – 6%
Geração de Empregos – 4%
Calçamento de ruas e avenidas – 3%
Trânsito – 3%
Impostos e taxas – 2%
Habitação – 2%
Assistência Social – 1%
Limpeza Pública – 1%
Abastecimento de água – 1%
Administração pública – 1%
Rede de esgoto – 1%
Iluminação pública – 0%
Meio ambiente – 0%
Atividades esportivas – 0%
Atividades culturais – 0%
Não sabe/Não respondeu – 0%