Cotidiano

Papai Noel à venda

Faltando dois meses para o Natal, as lojas de decoração já preparam as gôndolas e vitrines para receber a clientela. Para este ano, a novidade são as cores e formatos dos papais-noéis. Conforme a gerente de um estabelecimento comercial de Cascavel, Keilla David do Carmo, eles vieram bem coloridos, com destaque para os tons dourados, brancos e prateados.

“Tem bastante coisa nova. Para este Natal tem novidades em bonecos, bolas, árvores, guirlandas, com vários modelos novos”, comenta Keilla.

Os primeiros carregamentos chegaram na segunda-feira (23). Além dos modelos, o que mudou também foram os preços. De acordo com a gerente, houve queda de 10% a 15%, principalmente nos bonecos. “Os enfeites estão bem mais baratos que em 2016”, garante.

Fabricação própria

E não são só as lojas do centro da cidade que já esperam a chegada do Bom Velhinho. Rafael Batista trabalha com seu pai Pedro, na fabricação de bonecos em uma oficina na Avenida Brasil, e desde 1997 a família dá forma a um dos principais símbolos natalinos.

“Fizemos o Papai e a Mamãe Noel, que são o carro-chefe nesta época do ano. Mas, também produzimos anjos, armações com luzes, estrelas, sinos, entre outros símbolos do Natal”, diz Rafael. Os bonecos, resistentes à chuva, medem pouco mais de um metro e encomendas ainda podem ser feitas. “Geralmente, os pedidos começam em agosto, pois atendemos algumas prefeituras da região que nos procuram para fazer a decoração da cidade. Mas fabricamos também por unidade”, afirma.

Cartinhas dos Correios

A tradicional adoção de cartinhas nos Correios deve começar no próximo dia 11, quando a campanha nacional será lançada. Em Cascavel, as agências ainda não foram autorizadas a passar detalhes sobre a ação, que terá o apoio da prefeitura.