RIO O que era para ser um momento íntimo, do primeiro contato dos pais com o filho recém-nascido, se tornou num evento acompanhado por milhares de pessoas e gerou polêmica nas redes sociais. No último dia 16, Fakamalo Kihe Eiki, tonganês morador da Califórnia, nos EUA, fez a primeira transmissão ao vivo de um parto pelo Facebook. Durante a transmissão, o vídeo foi compartilhado por mais de 400 pessoas e já foi visto cerca de 300 mil vezes.
Eu queria que o nosso bebê se lembrasse disse Eiki, à emissora “CBC”. É algo que ele vai lembrar quando crescer. Não há nada a esconder sobre ter um filho, é uma benção e compartilhar esse momento com as pessoas eu acho fantástico.
A mãe, Sarah Dome, conta que não sabia que o seu parto estava sendo transmitido ao vivo para o mundo, mas ao ver o vídeo depois, considerou muito legal.
É uma coisa bonita, nada para se envergonhar, então está tudo bem disse Sarah. Eu estou chocada que tantas pessoas assistiram ao vídeo! Meu filho é uma estrela.
Mas nem todos concordam com o casal. Pelas redes sociais, o fato foi criticado por alguns, como Lauren Alexis Fischer, editora da Harpers Bazaar.
Uma mulher deu à luz no Facebook Live, então provavelmente é um bom momento para todos nós nos salvarmos e sairmos da internet, escreveu Lauren, no Twitter.
Alguém transmitiu um parto ao vivo e essa é uma das razões que me fazem querer deletar o Facebook, escreveu outra internauta.
Outros usaram o espaço para comentários do vídeo para apoiar o casal:
Obrigado por compartilhar isso com o mundo!, escreveu Matthew Rappaport.