Cotidiano

'Os meios tradicionais hoje são complementares', diz presidente da ABP

O que mudou na publicidade entre o fim dos anos 1990 e hoje?

A internet no fim dos anos 1990 dava seus primeiros passos. Não existiam Facebook, Snapchat ou gifs animados. ICQ, Orkut, MSN, os primeiros canais de interação social via mundo digital, ainda estavam nas suas versões beta. A conexão via fax/modem era lenta. E, vinte anos depois, o mundo mudou. Digitalizamos e incluímos. O mercado publicitário acompanhou esta evolução. Para a publicidade, a internet é parte indispensável na construção de toda marca. É canal de compra, de pesquisa e de gestão de relacionamento com o cliente no pós-venda.

E como isso afetou a distribuição das verbas publicitárias?

A TV continua tendo penetração e alcance incríveis até hoje. Um país tão plural e tão grande como o nosso ainda tem na TV a janela principal de acesso à informação, ao lazer e à cultura. A diferença é que hoje, enquanto assistimos a TV, estamos acompanhados de smartphones, tablets e computadores. Tudo ao mesmo tempo. Com o foco e a atenção divididos, é preciso que a verba publicitária contemple esses devices. Já é possível perceber uma mudança na divisão das verbas. O digital ganha cada vez mais relevância. O design e a funcionalidade dos celulares evoluiu muito nesses quase 20 anos. Em 1996, os celulares eram usados apenas para fazer e receber ligações. Hoje, é impossível não pensar no celular antes para tudo.

E para a consumidor?

O mundo digital deu ao consumidor a possibilidade de consumir conteúdo na hora e no formato que ele quiser. Na essência, do ponto de vista de comunicação, estamos falando de vídeos e comerciais. A grande oportunidade que as agências e seus clientes tem é a de customizar as mensagens, de poder apresentar argumentos distintos para cada formato. As possibilidades criativas são infinitas.

Mas qual é hoje a força dos meios “tradicionais” como TV, rádio e até a internet (via desktop)?

São complementares. Cada um deles têm uma força e um retorno específico quando são pensados individualmente. Não podemos esquecer que a ?jornada? do consumidor ao longo do dia passa por cada um destes meios.
Dos anos 1990 até hoje, como as inovações tenológicas, como Uber, Snapchat, games de realidade virtual, alteraram a forma de se pensar em campanhas integrada?É preciso pensar comunicação com a cabeça de uma startup. Todos os dias é preciso inovar. Temos muito o que aprender com eles. Nosso negócio é baseado em criatividade e resultados. Estas marcas são referências nos dois campos

Por que aparecerem novas agências especializadas em publicidade na internet?

As agências especializadas tiveram o papel de desbravadoras desse novo mundo. Como se cria, como se produz ou veicula em um meio onde em tese tudo é possível? Estas agências digitais rapidamente foram incorporadas ou tiveram seus profissionais contratados por agências que não eram nativas digitais. Este movimento continua e é saudável para o negócio. Se ontem, profissionais especializados em digital eram contratados pelas agências full service (as tradicionais), hoje as agências digitais têm nas suas equipes profissionais que fizeram suas carreiras nas agências tidas como tradicionais. Barreiras foram quebradas e experiências foram trocadas.