Cotidiano

Oposição abre pedido de impeachment contra presidente Duterte nas Filipinas

65720407_Philippine President Rodrigo Duterte talks to reporters after a news conference at the pres.jpg

MANILA ? Um legislador da oposição filipina abriu um pedido de impeachment contra o presidente Rodrigo Duterte no Congresso. A demanda é que o polêmico chefe de governo seja removido do cargo por ter cometido crimes graves, traição da confiança pública e abuso de poder. No poder desde o ano passado, Duterte conduz uma sangrenta guerra contra as drogas, que vem resultando em execuções e encarceramento em massa.

Gary Alejano, membro da Câmara Baixa, acusa o presidente de crimes como ocultação de ativos, conflito de interesses, execuções extra-judiciais e suposta liderança em um ?esquadrão da morte? quando era prefeito de Davao. Duterte já rejeitou alegações semelhantes no passado e, segundo seu porta-voz, Alejano tenta criar dúvias sobre o seu governo na população.

O legislador, por sua vez, diz que seu objetivo é dar aos filipinos uma chance de se expressar contra seu presidente, criticando a sua política sistemática de matar criminosos ligados às drogas.

? Nosso objetivo com esta queixa é ser um veículo para que os filipinos tenham uma voz para se opor e lutar contra os abusos e crimes do presidente Duterte ? disse Alejano em uma entrevista coletiva televisionada. ? Sabemos que será uma dura batalha, mas acreditamos que muitos apoiarão esta queixa.

Desde que o presidente lançou sua ofensiva anti-drogas, mais de 8 mil pessoas morreram nas Filipinas. Cerca de 2,5 mil delas foram mortas em operações policiais. Autoridades negam veementemente o seu envolvimento em milhares de mortes misteriosas de usuários de drogas.

? Parece dramático demais que tudo seja tão coordenado a este ponto ? disse o porta-voz do presidente, Ernesto Abella, a jornalistas.