IRBIL, Iraque ? A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou neste sábado que o suposto uso de armas químicas em Mosul, Iraque, seria um crime de guerra e uma séria violação das leis internacionais.
– Isto é terrível ? afirmou Lise Grande, coordenadora de ajuda humanitária da organização em um comunicado. – Nunca há justificativa, nenhuma mesmo, para o uso de armas químicas.
O suposto ataque teria acontecido esta semana no Leste de Mosul, uma área declarada livre do Estado Islâmico pelas forças iraquianas em janeiro. O ataque atingiu uma vizinhança ao londo do Rio Tigre, que divide a cidade em dois. Médicos de emergência na cidade de Irbil, próxima de Mosul, informaram terem começado a receber vítimas com sintomas de exposição a agentes químicos na quinta-feira.
– Um morteiro atingiu nossa casa, bem na sala onde estávamos sentados ? disse Nazim Hamid, cujos filhos sofreram queimaduras nas faces, braços e pernas. – Sentimos um cheiro muito ruim, foi um tipo de gás. Meus filhos foram afetados, alguns queimados e outros ficaram com dificuldades em respirar.
Hussein Qader, vice-diretor do hospital em Irbil, contou que ao todo dez pacientes foram internados por exposição a agentes químicos. Segundo ele, as vítimas estão em condições estáveis e devem receber alta nos próximos dias.
A maior parte do Oeste de Mosul ainda está sob controle do Estado Islâmico apesar dos recentes avanços das forças iraquianas nas últimas duas semanas. O EI usou armas químicas no Iraque e na Síria ao menos 52 vezes, de acordo com relatório publicado ano passado pela IHS, empresa de pesquisas e inteligência sediada em Londres. Ainda segundo o relatório, pelo menos 19 destes ataques aconteceram em Mosul.
Autoridades iraquianas e americanas declararam repetidamente sua preocupação com o uso de armas químicas pelo Estado Islâmico. Já o EI rebate afirmando que a ofensiva contra Mosul e os ataques a civis que tentam deixar a cidade provocaram muito mais feridos e mortes. As forças iraquianas lançaram a operação para retomar Mosul em outubro e tentam retomar a parte Oeste da cidade desde o mês passado.