Cotidiano

ONU: Forças sírias matam 82 civis em Aleppo

ALEPPO ? Forças governamentais sírias mataram pelo menos 82 civis no Leste de Aleppo, informou a ONU nesta terça-feira, citando relatos de fontes locais. O Exército sírio e aliados tomaram controle total de distritos abandonados por rebeldes durante retirada da cidade, segundo uma fonte militar síria. No momento em que os combates chegam ao fim, ONU e Cruz Vermelha apelaram para que os civis sejam protegidos.

Defesas rebeldes fracassaram na segunda-feira, levando a um amplo avanço militar por mais de metade das áreas antes dominadas por insurgentes de Aleppo e uma retirada de combatentes da oposição para poucos distritos na margem ocidental do rio Queiq.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) advertiu que os civis não tinham nenhum lugar seguro para ir. Por sua vez, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, manifestou-se ?alarmado pelos relatos de atrocidades contra um grande número de civis?.

A recaptura de toda a área rebelde de Aleppo constitui a maior vitória em campo de batalha até o momento para o presidente sírio, Bashar Al-Assad, e sua coalizão militar de tropas sírias, Força Aérea russa, Irã e milícias xiitas.

A derrota deixa os rebeldes sem presença significativa em quaisquer das principais cidades da Síria. Eles ainda mantém parte de áreas no campo de Aleppo e a província de Idlib.

Após dias de intensos bombardeios em áreas tomadas por rebeldes, a taxa de ataques aéreos e bombardeios caiu consideravelmente na noite de segunda-feira, disse um repórter da Reuters na cidade.

No entanto, uso de foguetes continuou em áreas tomadas por rebeldes, relatou o Observatório Sírio para Direitos Humanos. Rebeldes e forças do governo ainda lutam em pontos ao redor do enclave reduzido, relatou o grupo monitor.